A Tanzânia
A Tanzânia é um país que se localiza na África Ocidental e que tem o nome oficial de República Unida da Tanzânia, mesmo não sendo chamada assim com tanto frequência. Esse país possui limitações ao sul pelos países de Moçambique, de Malaui e da Zâmbia, ao norte pela Uganda e pelo Quênia, a oeste pelo Burúndi, pela República Democrática do Congo e por Ruanda e finalmente por Leste pelo Oceano Índico. E é nesse Oceano que se encontra o arquipélago de Zanzibar, que é uma área que excede sua parte continental.
O país atualmente é considerado um Estado Unitário, ou seja, é uma espécie de subdivisão do governo que pode possuir a criação de poderes ou ainda a extinção e modificação dos mesmos de acordo com a decisão de um governo central. Ele é composto por vinte e seis regiões e o chefe de estado de lá é o mesmo desde o ano de 2005, sendo o presidente Jakaya Kikwete. A capital da Tanzânia é a cidade de Dodoma, e além disso, é lá também que se localiza toda a sede oficial do parlamento e do governo de modo geral. Desde sua independência, a cidade de Dar ES Salaam é a maior e principal cidade do país, já tendo inclusive sido a capital do país.
O nordeste da Tanzânia é altamente montanhoso e conta com uma floresta bastante densa, e é lá que está localizado o Monte Kilimanjaro, que é ainda o ponto mais alto de toda a África. Além disso, também é na Tanzânia que se localizam os três grandes lagos da África, ou pelo menos uma parte deles, sendo que o Lago Tanganica, que é um dos três lagos e também o mais profundo de todo o continente e que possui várias espécies exclusivas de peixes se localiza na região entre o Norte e o Oeste. Além desse lago, outro que também se localiza nessa região é o Lago Vitória, que é de fato o maior lago do continente africano.
Já a costa oriental da Tanzânia possui o clima e quente e úmido e é lá que se encontra o Arquipélago de Zanzibar, que já foi apresentado acima. Ele é constituído por três ilhas principais e algumas outras ilhas menores. O país conta ainda com outra riqueza natural que é alvo de topo de rankings, como por exemplo as Quedas de Kalambo, que se localizam no Rio Kalambo e que é considerada a segunda maior cachoeira sem interrupções de toda a África. Existe também a maior área marinha protegida de Zanzibar, que é a Área de Conservação da Baía de Menai.
No país são falados mais de cem idiomas distintos e é isso que faz com que a Tanzânia seja o país com maior variedade lingüística de toda a África Ocidental. Ainda que não possua uma língua realmente oficial, o Suaílii é a língua nacional da Tanzânia e é também a mais falada, sendo utilizada nos mais variados pontos importantes, como é o caso dos tribunais, parlamentos e até mesmo sendo a língua ensinada nos primeiros anos da escola. Já para comércio exterior, tribunais mais relevantes e diplomacia, o inglês é o idioma mais utilizado, e por esse motivo ele é ensinado no ensino secundário e ta,b[em no superior. Porém, o governo tanzaniano tem a pretensão de fazer com que o inglês não seja mais um idioma para instrução.
As dez cidades mais populosas da Tanzânia, em ordem crescente são: Moshi, Kigoma, Dodoma, Tanga, Morogoro, Mbeya, Arusha, Zanzibar, Mwanza e Dar Es Salaam. E as vinte e seis divisões que foram apresentadas acima, juntamente com suas capitais são:
– Arusha – Arusha;
– Dar es Salaam – Dar es Salaam;
– Dodoma – Dodoma;
– Iringa – Iringa;
– Kagera – Bukoba;
– Kigoma – Kigoma;
– Kilimanjaro – Moshi;
– Lindi – Lindi;
– Manyara – Babati;
– Mara – Musoma;
– Mbeya – Mbeya;
– Morogoro – Morogoro;
– Mtwara – Mtwara;
– Mwanza – Mwanza;
– Pemba North – Wete;
– Pemba South – Mkoani;
– Pwani – Kibaha;
– Rukwa – Sumbawanga;
– Ruvuma – Songea;
– Shinyanga – Shinyanga;
– Singida – Singida;
– Tabora – Tabora;
– Tanga – Tanga;
– Zanzibar South – Koani;
– Zanzibar North – Mkokotoni;
– Zanzibar West – Zanzibar.
Economia da Tanzânia
A Tanzânia é um dos países mais pobres de todo o mundo – se encontrando entre os dez por cento mais pobres –, porém, sua economia passou a conseguir ter forças para crescer graças a dois pontos principais, que são a produção de ouro e ao turismo. Ainda que o país tenha recém concluído sua passagem para uma economia de mercado um pouco mais liberal, o governo ainda possui uma forte presença em setores como o bancário, o de telecomunicações, o de mineração e o de energia de modo geral.
Atualmente, a economia tanzaniana depende bastante da agricultura, setor esse que é responsável por pelo menos um quarto do Produto Interno Bruto – PIB do país, além de também ter um papel bastante importante na geração de emprego – cerca de oitenta por cento de toda a mão de obra do país – e também por grande parte das exportações. Porém, as condições climáticas e a situação geográfica do país fazem com que a quantidade de terra cultivável seja limitada, correspondendo a somente quarenta por cento de sua totalidade de terras.
Já na parte industrial, o que mais se sobressai é o processamento dos próprios produtos agrícolas que o país produz, juntamente com alguns bens de consumo. Atualmente, doadores internacionais e até mesmo o Banco Mundial tem enviado uma quantia de dinheiro a Tanzânia para que se consiga aliviar um pouco da proeza do local e também deixar a infra estrutura menos obsoleta.
O PIB do país é de pouco mais de setenta e três milhões e meio de dólares, ocupando assim o octogésimo quinto lugar na lista de países de acordo com seu Produto Interno Bruto. Já o PIB per capita do país é de cerca de mil e setecentos dólares, o que é bem baixo.