O Modelo De Negócio Das Franquias
Antes de se iniciar o assunto central desse artigo que é o maior conhecimento sobre as franquias de alimentação que não são caras, é importante que primeiramente se entenda o que de fato engloba esse modelo de negócios que cada vez está mais difundido na sociedade: as redes de franquias. Além disso, também é importante que se entenda todo o funcionamento e a organização – até mesmo hierárquica – desse modelo.
De maneira geral é possível resumir as franquias como um tipo de negócio onde existem dois responsáveis principais, que fazem com que tudo possa acontecer do modo com o qual já se planeja e se espera. Os nomes dados a esses dois responsáveis são: franqueado, que é quem fica com a função de realmente representar o nome da marca e expor todos os seus interesses e o franqueado, que é a pessoa que demonstra o interesse em abrir uma filial da empresa e aderir a mesma através de um investimento.
A tendência do sistema de franquias é sempre bastante positiva, já que o franqueado sempre oferece ótimas vantagens ao franqueador, sendo as principais delas: o direito total do uso da marca, o que também possibilita a existência de um documento que torna possível a livre comercialização do que é cedido pela mesma, sendo o item um produto ou um serviço. Além disso, o franqueador muitas vezes também recebe a oferta de utilizar o sistema padrão de gerenciamento da rede da empresa, além de todo o modelo que engloba as operações que já são amplamente utilizadas na matriz, bem como o modelo de funcionamento e operação.
Todos esses pontos contribuem imensamente para que o para que o sistema de franquias seja um sucesso, principalmente pelo motivo de todos os métodos aplicados já serem bastante consolidados e fortemente aprovados no mercado, provando assim que eles sempre dão certo e permanecem ativos e fixos.
Outro item que promove o sucesso permanente do sistema de franquias, é que esse modelo de negócio conta com uma lei específica e totalmente direcionada para o cuidado nesse próprio aspecto, e essa lei é chamada “Lei das Franquias”. O maior objetivo dela é prevenir o acontecimento de fraudes e de golpes nesse meio, deixando todos os processos o mais confiável, transparente e seguro possível, principalmente no que diz respeito as negociações. Isso afeta diretamente na diminuição da incidência de problemas e de equívocos de maneira geral, atraindo ainda mais os investidores para esse ramo.
Essa lei é muito eficiente, pois ela torna obrigatória a existência de um documento muito importante chamado COF, ou Circular de Oferta de Franquia. Ele é um documento que fica responsável por conter as informações detalhadas de todos os itens relevantes a uma franquia, evidenciando tudo o que é imprescindível que se saiba a respeito de seu funcionamento de maneira geral. Para as pessoas que estão pensando se irão investir em determinada franquia, esse documento pode auxiliar imensamente e por isso, estar com ele em mãos para que se possa analisa-lo e estuda-lo de maneira cuidadosa e calma é fundamental e deve ser feito antes de se tomar qualquer decisão e principalmente antes de assinar qualquer tipo de documento e de fechar contrato de fato.
Os franqueadores possuem ainda outras vantagens, como o fato de que muito provavelmente o franqueado irá presta uma boa assistência para o franqueador nas mais diversas fases da empresa, principalmente durante a implementação, que é o início do investimento de fato. Isso é muito importante, pois é nessa etapa que acontece realmente toda a instalação daquela filial da empresa, e esse auxílio é prestado principalmente pelo fato de a empresa querer manter e repassar toda a imagem positiva que ela já construiu.
Além disso, é muito comum que a matriz deseja que suas regras e normas gerais sejam mantidas e também toda a sua estrutura. Tendo isso em mente, a melhor maneira da matriz analisar se tudo o que está sendo proposto está sendo seguido pela filial, é manter um contato próximo a sua unidade criada recentemente, e manter um acompanhamento periódico, pelo menos na fase inicial.
Além de todo o auxílio que já foi apresentado que é comum que as empresas ofereçam a suas filiais, existem ainda outros pontos positivos, já que na grande parte das vezes os franqueadores oferecem outro tipo de assistência e de suporte, principalmente no que diz respeito a marketing e assessoria, que irá cuidar principalmente da parte mais burocrática e mais delicada de todo o processo. Essa ajuda pode englobar até mesmo na orientação da escolha do ponto comercial onde será implementada a filial.
Outro ponto que é muito positivo – e que talvez seja o mais importante – é que as franquias tem a tendência de se desenvolverem e se expandirem muito forte e rapidamente, principalmente se ela já tiver um nome marcante e conhecido, fazendo com que seja fácil deixar os concorrentes para trás.
Na hora em que se tem a certeza de se aderir a uma franquia, o primeiro passo que deve ser dado é analisar com calma, e escolher aquela que de fato se encaixe na área que o investidor tem interesse. Mais interessante ainda é que se escolha uma área na qual o franqueador já tenha uma mínima experiência ou um mínimo interesse. Outro ponto muito importante de se levar em consideração é o público alvo de onde está se implementando uma franquia, deixando assim todas as expectativas alinhadas e evitando possíveis divergências e consequentemente possíveis prejuízos.
Após tomar a decisão sobre a empresa mais compatível, o interessado a se franquear deve solicitar de imediato o COF – que é o documento que foi citado mais acima – dando assim, início a etapa de estudo e ponderação dos requisitos que foram propostos para o franqueado, tentando colocar na balança se tudo o que foi pedido poderá ser pedido e acatado, e isso não diz respeito apenas as questões financeiras, mas a todo o restante.
Franquias Baratas De Alimentação
Como já foi apresentado, o sistema de franquias é algo muito interessante, principalmente para as pessoas que gostam de ser donas de um negócio próprio, mas que não levam muito jeito para o empreendedorismo. Um ramo que nunca sai de moda e que dificilmente oferece prejuízo, já que ela nunca deixa de fazer sucesso com o público de modo geral, que é o ramo alimentício.
As franquias mais baratas e que são desse ramo são:
- – Nação Verde;
- – Max Sushi;
- – Loucos por Coxinha;
- – Akasa do Açaí;
- – Saboretéycafé;
- – Dez Pastéis;
- – Los Mex;
- – Brasileirinho Delivery;
- – Pizza Crek;
- – Fórmula Pizzaria;
- – Casa da Empada;
- – Veg+;
- – Dog King;
- – Nutty Bavarian;
- – Crass Burger;
- – Cacau Show;
- – Belga Mix;
- – Moncloa;
- – Cantinho da Coxinha;
- – Maria Honos;
- – CuordiCrema;
- – Mr. Pretzels;
- – PizzaMille;
- – Brigaderia;
- – IceMellow;
- – Fábrica de Bolo;
- – Sr. Sorvete;
- – Fábrica Di Chocolate;
- – Açaí Concept;