Propostas e mais propostas são feitas pelos diversos bancos sobre como você pode investir seu dinheiro. Mas será que são passados todos os riscos, malefícios e benefícios de um investimento? O conhecimento básico sobre a economia é muito importante para aqueles que possuem um dinheiro e querem investir, tanto é que precisamos de alguém que que entenda mais para nos ajudar.
Os tempos mudaram e os investimentos se tornaram mais acessíveis para todos, podendo começar com uma carteira de trinta reais, ou seja, qualquer um pode participar. E o recomendado é que comece com pouco para que aprenda com a prática. Nenhum ensinamento é o suficiente para entender como a prática funciona realmente.
Antes para se investir era bem mais complicado, os bancos não eram tão acessíveis para que qualquer pessoa pudesse se inteirar sobre o assunto. Hoje em dia até mesmo na internet você consegue investir, claro que há muitos perigos, mas a facilidade é surpreendente para aqueles que buscam por coisas diferentes.
O banco Santander é um dos milhares de bancos que se abriram para o mercado de investimento. Tentando aumentar ainda mais o número de clientes, a propaganda tem aumentado bastante, principalmente quando se trata de investimentos de pouco perigo e pouca renda inicial. A renda fixa é mais comercializada devido a esses requisitos.
Renda Fixa
É um tipo de investimento que o cliente consegue já ter uma noção de quanto irá ganhar no final do investimento. Se baseia em juros que vai ser somado ao dinheiro investido no final do tempo. Como qualquer outro investimento a renda fixa pode ser uma boa opção se você deixar o dinheiro investido um bom tempo. Isso acontece pois a renda fixa normalmente apresenta um rendimento baixo já que possui um risco bem baixo.
Ou seja quanto mais risco o investimento possui mais será sua rentabilidade. As rendas fixas pré-fixadas são aquelas que você não terá surpresa nenhuma, com a taxa já definida previamente. As pós-fixadas são ligadas à alguma outra taxa como SELIC, mas pode variar, não tendo uma previsão total de quanto será ganho. Mas pode ser lucrativo pois a variação da inflação pode trazer prejuízo para as pré-fixadas.
Cenários
A economia se altera muito rapidamente por simples acontecimentos que nunca passariam pela nossa cabeça que seria prejudicial para a variação de taxas dos investimentos. Os investimentos de renda variáveis são os mais atingidos por essas variações. Uma simples troca de governo altera a perspectiva internacional, mexendo com as ações, com a inflação e assim com a tão sonhada rentabilidade.
Com essa facilidade de mudança, analisar as possibilidades nesse mundo de investimento é a melhor das opções.
CDB
É um tipo de investimento de renda fixa, muito comum em bancos como o Santander por exemplo. Significa Certificado de Depósito Bancário, sendo basicamente um empréstimo para o banco, o qual irá usar o seu dinheiro para emprestar com juros maiores para outras pessoas. Os prazos para o investimento são normalmente combinados previamente correndo risco de perda caso retire antes.
Existem alguns tipos de CDB diferente para cada tipo de investidor, a primeira é a mais simples que é pré-fixada, não variando com o tempo, com nada. Tem a pós-fixada atrelada ao CDI, outra opção é aquela com recompensa por tempo de aplicação.
No Santander os valores mínimos para aplicar começam com quinhentos reais. E aumenta ainda mais pelo tempo e se for de recompensa. Os prazos também variam entre eles. Para os pré-fixados é de no mínimo um ano. Para os demais é de no mínimo um dia até quatro anos.
Ou seja, para resgatar o pré-fixado só pode ser retirado antes de um ano com multa. Os outros são mais tranquilos de serem retirados. Casos de muita necessidade, o banco pode rever o pedido e ajustar como achar melhor. O resgate de modo geral pode ser feito parcialmente ou total, mas para isso tem um mínimo de cem reais.
Para realizar esse tipo de investimento é bem simples, basta apenas ser correntista no banco, isso irpa garantir para o banco que você é confiável.