O Sistema De Franquias
Primeiramente, antes de se falar sobre qualquer assunto ligado as franquias de sucesso, é importante entender um pouco desse sistema que envolve esse tipo de negócio e também no que de fato envolve todo o funcionamento e organização desse modelo de negócio.
As franquias se dão de modo geral, como um negócio onde dois componentes são os responsáveis por possibilitar que tudo aconteça conforme o que se planeja e espera, sendo que pra um desses componentes se dá o nome de franqueado, e ele tem a função de representar o nome e os interesses da marca, e pro outro componente se dá o nome de franqueador, que é o responsável por demonstrar interesse em aderir a empresa, fazendo um investimento na mesma e abrindo uma filial.
O sistema de franquias tende a sempre funcionar bem, pois o franqueador oferece para o franqueado muitas vantagens, entre elas, o direito de usar sua marca, o que faz com que seja possível haver um documento que autoriza a comercialização do que for cedido pelo mesmo, independente de ser produtos ou ser serviços. Mais do que isso, muitas vezes também é oferecido para o franqueador todo o sistema de gerenciamento que é comumente utilizado, além do modelo de operações que já se encontra em uso na matriz, além de todo o modelo de operação e funcionamento.
Isso tudo é bastante favorável, principalmente pelo fato de que, de maneira geral, esses métodos já estão consolidados, fixos e aprovados no mercado, e de alguma maneira dão bem certo, já que continuam ativos.
Outro fator que influencia em tamanho sucesso que o modelo de negócios de franquias tem atualmente é o fato de ter sido criada uma lei específica e direcionada para cuidar disso, a “Lei das Franquias”.
O maior objetivo dessa lei é fazer com que não hajam fraudes nem golpes nesse modelo de negócios, deixando tudo o mais seguro e transparente possível, principalmente nas negociações, diminuindo drasticamente a incidência de equívocos e problemas.
Essa lei é bastante efetiva, pois ela garante a existência de um documento de extrema importância, chamado Circular de Oferta de Franquia, ou apenas COF. Esse documento citado oferece informações muito detalhadas sobre todos os itens de uma franquia, deixando muito evidente tudo o que é necessário para que se saiba completamente a respeito de seu funcionamento. Para as pessoas que planejam investir em uma franquia, estar com esse documento da empresa escolhida em mãos, e estudá-lo e analisá-lo com calma é imprescindível, e isso deve ser feito antes de se pensar em assinar qualquer tipo de documento, e até mesmo de fechar contrato.
As pessoas que atuam como franqueadores contam com várias outras vantagens, como por exemplo o fato de que certamente o franqueado irá prestar auxílio e assistência para o franqueador, principalmente na fase de implementação, que é o início.
Nessa fase acontece de fato a instalação da filial da franquia, e esse auxilio é facilmente prestado porque, além do fato de que a empresa quer manter e transmitir sua imagem positiva, ela também deseja que suas normas e regras sejam mantidas, além de toda estrutura. Por isso, a melhor maneira de analisar que tudo será cumprido, é ficar próximo da unidade recém criada, e acompanhando nessa fase inicial.
Além de toda ajuda que já foi citada, na maioria das vezes os franqueadores também disponibilizam uma assistência e um suporte bem grande a filial no que diz respeito a marketing e também oferece uma espécie de assessoria para ajudar na parte mais burocrática e delicada do processo, podendo até mesmo auxiliar os franqueados no momento de escolher o ponto comercial onde a filial será alocada. Outra enorme vantagem é que as franquias tem o costume de se desenvolver e se expandir de modo bem mais rápido, principalmente se ela for bastante conhecida. Isso faz com que os concorrentes fiquem todos para traz.
A partir do momento em que se resolve aderir a uma franquia, o primeiro passo a ser tomado é escolher com calma alguma que realmente se encaixe na área de interesse do franqueador, e mais ideal ainda seria escolher uma área na qual já se tem uma certa experiência. É bastante importante que se leve em consideração o perfil do público alvo predominante da região onde se deseja implementar a franquia, alinhando assim todas as expectativas e cuidando com todas as divergências.
Após escolher a empresa desejada, o interessado já deve solicitar o COF – documento citado anteriormente – à empresa, para que já se comece a etapa de estudo e análise de todos os requisitos que o franqueado propôs, pensando se tudo estará ao alcance para ser cumprido e acatado.
Pequenas Franquias De Sucesso
Engana-se quem pensa que apenas grandes e renomadas marcas podem ser lucrativas e interessantes. Existem pequenas franquias que podem gerar um bom retorno, e algumas delas serão citadas abaixo.
-
– Delícia de Bolos Caseiros
-
– Tratabem
-
– Nação Verde
-
– Maria Brasileira
-
– Mr. Kids
-
– KNN Idiomas
-
– Five Star Painting
-
– Dr. Jardim
-
– Especialize Formação
-
– Ginástica do Cérebro
-
– Meu Dever de Casa
-
– Limpidus
-
– Kiwi Suco
-
– Beauty B
-
– Bortoletto
-
– Cor e Unha
-
– Dryjet
-
– Esporte Fino Store
-
– Athus
-
– Pizza Roots
-
– Next Tecnologia
-
– Protege Piso
-
– Brasil Nutri Shop
-
– Litoraneus UV
-
– Inovação Consultoria
-
– Olho Vivo
-
– Finnance
-
– Sirène
-
– StockZero
-
– Studio Fiscal
-
– Celular Gold
-
– CI – Central de Intercâmbio
-
– Information Planet
-
– Limpeza com Zelo
-
– Barela
-
– FR Vendas
-
– Acqio
-
– Sigbol Fashion
-
– Dermanail
-
– Jan-Pro
-
– Água de Cheiro
-
– Touch
-
– Nutty Bavarian
-
– Açaí Concept