Como Fazer o Dinheiro Render Na Caixa

A Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, que também é amplamente conhecida como “Caixa Econômica” ou até mesmo apenas “Caixa” é uma empresa pública com característica de instituição financeira, ou seja, é uma pessoa jurídica que é administrada pelo poder público que visa otimizar a alocação de finanças, sejam elas própria ou de terceiros.

A Caixa possui patrimônio próprio e também uma autonomia administrativa. Sua sede se localiza na capital do Brasil, Brasília, no Distrito Federal, mas possui sedes ao longo de todo o país, até mesmo nas menores cidades. É considerada uma pessoa jurídica, como já foi apresentado acima, e é totalmente vinculada ao Ministério da Economia.

Essa instituição é responsável por integrar todo o sistema financeiro nacional, ou seja, todas as instituições, sejam elas financeiras ou não, que são direcionadas à gestão da política monetária do governo do Brasil.. Assim, ela auxilia em várias coisas o governo federal, como na política de crédito. Além disso, ela também se submete às normas e às decisões do Ministro da Fazenda e também à fiscalização do Banco Central do Brasil, que é uma autarquia federal vinculado também ao Ministério da Fazenda.

Além disso, a Caixa também possui caráter excepcional em seus serviços bancários, que são autorizados pelo CMN, o Conselho Monetário Nacional, mas ainda assim suas operações e suas contas estão sujeitas a serem analisadas, examinadas e até mesmo julgadas pelo TCU, o Tribunal de Contas da União.

A Caixa foi criada em janeiro do ano de 1861, pelo então Imperador Dom Pedro II, carregando o nome de Caixa Econômica da Corte e tinha como maiores propósitos o incentivo da poupança e a concessão de empréstimos sob penhor, ou seja com uma garantia vinculada a algum móvel ou imóvel, que era feita pelo governo imperial. E é essa característica que mais diferenciava a Caixa das outras instituições que existiam na época, já que elas atuavam sem oferecer muita segurança a seus depositantes, ou ainda, cobravam juros excessivos a quem possuía dívidas.

Por isso a Caixa se popularizou tanto, principalmente nas camadas mais simples da sociedade, inclusive entre os escravos, que passavam a economizar e poupar com o objetivo de comprar suas cartas de alforria, que era uma forma de serem libertos. Desse modo, desde o princípio a instituição manteve seu foco no âmbito mais social, atraindo esse público até os dias de hoje.

Como já foi dito acima, a Caixa Econômica Federal é uma empresa pública, e assim ela atua como prestadora de serviços que visam promover o desenvolvimento sustentável do Brasil, a cidadania, sendo também uma parceira estratégica do país e também um agente de políticas públicas. Tudo isso pode ser observado em sua fala de missão, que é: “Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.”.

Atualmente, a Caixa Econômica é o maior banco público de toda América Latina, sendo focado em grandes operações comerciais, mas não deixando de lado o seu foco social, sendo que esse é possível observar através da operações nas quais ela é operadora, como o PIS – Programa de Integração Social, a Habilitação Popular, o FGTS – Fundo de Garantia do Tem

po de Serviço,  PAR – Programa de Arrendamento Residencial, Carta de Crédito, entre muitos outros.

A Caixa também é oficialmente o agente pagador do Bolsa Família, que é um programa de complementação de renda do Governo Federal, instituído pelo governo Lula no ano de 2003. Ela também financia alguns tipos de obras públicas, principalmente aquelas que envolvem áreas voltadas para o saneamento básico. A caixa ainda intermedia a as verbas que saem do governo federal e vão para o setor público, destinando assim os devidos recursos aos estados e aos municípios.

Essa instituição financeira é controlada pelo Tesouro Nacional da República Federativa do Brasil, por ser um órgão público. Ela também é responsável pela instituição e operação dos jogos lotéricos do país, desde o ano de 1961, e as dez modalidades de jogos de loterias são: Mega-Sena, Timemania, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena, Quina, Lotogol, Loteca, Loteria Federal e Dia de Sorte.

No ano de 2007 as loterias acabaram arrecadando mais de cinco bilhões de reais, no qual aproximadamente metade do valor foi repassado para auxiliar projetos sociais e outras instituições que são subordinadas ao Governo Federal, principalmente aquelas ligadas a seguridade social, cultura, educação, segurança penitenciária e esportes.

A Caixa ainda possui um programa chamado Caixa Cultural, que funciona como um Centro Cultural em sete capitais do país, sendo elas: Brasilia, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. O principal objetivo desse programa é apoiar e incentivar o desenvolvimento da cultura do nosso país, promovendo uma espécie de política de patrocínios. Esse programa conta com um variado leque de apoios, que chegam a alcançar vários níveis da produção artística, valorizando assim tanto manifestações de arte mais autênticas e regionais, quanto outras vertentes, sejam elas populares ou eruditas.

Como Fazer O Dinheiro Render Na Caixa?

Ilustração de Dinheiro Rendendo

Ilustração de Dinheiro Rendendo

Como já foi dito, apesar de a Caixa contar com um imenso enfoque nas políticas sociais, ela não deixa de exercer todas as suas obrigações enquanto instituição financeira tradicional, e por esse motivo, muitas pessoas procuram saber maneiras de fazer uma determinada quantia de dinheiro render nesse banco, que é muito conceituado.

A melhor maneira de fazer esse tipo de operação, é conhecendo mais a fundo as opções de investimento que a Caixa Econômica Federal oferece. A primeira e mais popular delas é a Poupança, que ajuda muitos brasileiros a poupar dinheiro há mais de cento e cinquenta anos. Existe também as Ações, onde a Caixa auxilia nesse investimento e mostra que qualquer brasileiro pode ser um investidor.

Poupança da Caixa

Poupança da Caixa

Outra alternativa é o CDB, o Certificado de Depósitos Bancários, que são investimentos seguros e com bastante oportunidades. Há ainda os Fundos de Investimento, que é um meio de diversificar a aplicação. As Letras de Crédito Imobiliário, que é um investimento seguro e com boa rentabilidade. As Letras de Crédito do Agronegócio, que é um benefício fiscal para as Pessoas Físicas na forma de isenção nos tributos de IOF e IRRF. A Previdência, que é uma espécie de seguro. O Tesouro Direto, que é um modo seguro e prático de fazer negócio com os títulos públicos e federais.

Essas são as principais maneiras de fazer o dinheiro render, mas vale a pesquisa mais a fundo, pois ainda que a Caixa Econômica Federal seja totalmente segura e conceituada, é bom não cair em erros leigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *