Qual Melhor Forma De Investir Dinheiro No Banco?

Vocês já pensou se está gastando o seu dinheiro de maneira certa? Se administração dele está sendo feito corretamente para alguns é interessante que sobre um pouco. Mas a pergunta que fica é: o que fazer com o dinheiro que sobra no final do mês? São tantas opções que sempre as pessoas vão para o lado de gastar o dinheiro com outra ideia a não ser poupar e investir para conseguir algo maior no futuro.

E para aqueles que ainda não sobram nada, talvez uma boa análise para entender um pouco sobre seus gastos a fim de eliminar os que não são necessários e conseguir assim guardar algum dinheiro. Após isso é interessante saber um pouco do que realmente está procurando para não chegar totalmente leigo em uma agência do banco ou em uma corretora de investimentos sem saber o que realmente quer e principalmente pronto para passarem você para trás.

Com a crise muda muito o cenário em que vivemos, em que não saberemos como será o dia de amanhã no emprego em que estamos ou então se precisaremos de alguma emergência que não temos como pedir um empréstimo ou algo semelhante. Isso tudo pode se resolver se houve um dinheiro seguro que esteja sendo investido e rendendo lucros.

Outro ponto muito importante que se deve levar em consideração, que está muito ultrapassado são as pessoas que mesmo tendo o hábito de juntar dinheiro preferem guardá-los embaixo do colchão. Isso não é o mais sensato, o dinheiro apenas ficará guardado sem nenhuma pretensão de render. Por isso é indicado que nem que você coloque o seu dinheiro na poupança que tem um rendimento baixíssimo, é ainda melhor do que não fazer nada com ele.

O Básico Do Investimento

Investir é simplesmente conseguir aplicar o dinheiro que você guarda de uma maneira que ele te traga lucros no futuro e para isso vocês precisa conhecer os tipos básicos de investimento, lembrando que você pode ser um investidor conservador, que pode simplesmente não gostar de arriscar, ou não poder arriscar. E existem os mais liberais que possuem mais dinheiro ou apenas coragem para arriscar.

De qualquer forma é sempre bom ter investimentos de diversos tipos para que não haja riscos, isso se chama diversificação da carteira de investimentos. Ela tenta várias tipos de investimento, prazos e lucros, tentando melhorar o máximo possível de como o seu investimento pode crescer.

Ao conhecer o seu perfil (conservador ou liberal) é preciso entender os dois tipos de investimentos: variável e fixo.

Fixo

Possuem taxas fixas como o próprio nome já diz podendo ser pré-fixadas ou então pós-fixadas. As prés significam que vocês saberá o quanto ganhará logo antes de aplicar, com isso tem menos chances de perdas, porém é um dos tipos com menor rentabilidade possível.

Já os pós se estabelecem de acordo com taxas que variam pouco mas que podem ser muito lucrativas dependendo do cenário futuro, a taxa mais comum utilizada é a Selic, sendo também um investimento bom, com maior rentabilidade mas que oferece um pouco mais de risco.

Os Maiores Exemplos Da Renda Fixa São:

CDB: Certificado de Depósito Bancário, muito comuns no bancos, funciona como se fosse um empréstimo feito ao banco que será reembolsado com juros. Os bancos costumam usar esse dinheiro para emprestar para outras pessoas cobrando altas taxas onde realmente ganha dinheiro. É um tipo de investimento que pode ter tanto pré quanto pós fixado.

CDB

CDB

LCI/ LCA: Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agronegócio, possui quase a mesma rentabilidade do anterior, sendo muito utilizado por não precisar pagar nada no imposto de renda. Tenta ajudar os mercados imobiliário e do agronegócio no país.

Tesouro Direto: muito comum entre os investidores, principalmente por aceitar baixos valores para começar a investir, com cerca de trinta reais já é possível. Isso atrai muitas pessoas principalmente por possuir diversos tipos desde o mais simples, barato e até com muito risco.

LCI e LCA

LCI e LCA

Variáveis

Os investimentos desse tipo costumam ser traiçoeiros, por ter uma rentabilidade muito maior do que os outros, mas também por trazer uma grande possibilidade de perda. As taxas serão de acordo com o decorrer dos dias, tudo feito a base de previsões e muito estudo. Mudanças repentinas podem acontecer a todo tempo.

O maior exemplo sem dúvida são as ações porém elas normalmente são mais voláteis e não são encontradas em bancos, mas sim na bolsa de valores.

De maneira geral, não há como dizer qual investimento é melhor, cada pessoa tem um perfil, um montante e com isso precisa ser pesquisado o período em que se encontra a economia nacional e até mesmo a global.  Os estudiosos passam a vida estudando para saber como prever e ganhar mais dinheiro, mas isso infelizmente é muito complicado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *