Crescimento no Pedido de Registro de Marcas

Ao pegarmos qualquer jornal, revista ou acessarmos a internet para lermos algo sobre a economia no Brasil em geral o que temos são noticias reafirmando a cada dia o crescimento dessa economia, e o mais legal de tudo isso é que todos os setores estão em desenvolvimento, uns mais, outros menos acelerados, porém todos no caminho certo.

Para os pequenos empreendedores

Não foram somente as grandes empresas que encontraram o caminho do desenvolvimento, depois da crise mundial que abalou todos os setores da economia, mas também as pequenas e ainda os micro-empreendedores individuais, e isto se pode notar prestando atenção ao número de pedidos de registro de marcas que fizeram estas pequenas empresas e micro-empreendedores. A verdade é que o crescimento desse tipo de registro foi de 24% de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Reunião Para Julgar Registros

Reunião Para Julgar Registros

Pedidos protocolados

É realmente surpreendente, mas de janeiro a agosto deste ano foram 24.115 solicitações de registros de marcas, protocolados. No ano passado, entretanto esse número havia ficado em 19.378, um valor, portanto bem inferior ao observado agora. Se formos fazer bem as contas veremos que este crescimento foi superior ao que se observou nas grandes e medias empresas que tiveram no ano passado 43.212 pedidos de registro de marcas e neste ano esse numero subiu para 45.886, o que representa um incremento de 6%, enquanto que o aumento desses pedidos feitos pelas pequenas empresas chegou próximo aos 20%.

Inpi

Inpi

Redução na cobrança

Uma das fortes razões para que estes pedidos de registro tenham aumentado tanto entre as pequenas empresas é o fato de que o valor a ser pago por esse pedido de registro foi bastante reduzido. Até maio do ano passado o valor cobrado pelo INPI era de R$ 260 reais enquanto que hoje esse valor é de apenas R$ 120 reais, uma redução de mais de 50% no valor cobrado. Agora desde o mês de janeiro que esse é o valor cobrado, inclusive dos micro-empreendedores individuais. Para os especialistas, entretanto esse crescimento se deve principalmente ao aquecimento da economia brasileira como um todo.

Microempreendedores

Microempreendedores

Resguardo legal da marca

Um fator interessante é que o criar modelos de negócios, serviços ou produtos é preciso ficar atento pois o registro é o resguardo da marca, a garantia de que outra pessoa, com corrente no caso,  não poderá adotar o mesmo nome, afinal esse tipo de fraude é bastante comum entre empresários e comerciantes de poucos escrúpulos e mais espertos. Segundo o diretor de assuntos internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing está acontecendo também um crescimento na competitividade, além do fato de que as pessoas hoje têm muito mais facilidades de se informarem sobre os riscos que correm ficando com seus negócios sem respaldo em lei.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *