Com as novas tecnologias rodando pelo mundo a fora, a internet ganhou muita força. Na última década a quantidade de informações que se encontra em sites de busca é 1000% maior do que na década passada, além disso as redes sociais tomaram conta da vida das pessoas. Vendo como a influência dessa nova era aumentava nas pessoas, algumas pessoas tiveram a ideia brilhante de unir vendas à internet.
Uma tentativa de facilitar a vida das pessoas, os sites começaram a oferecer produtos e entregar direto na casa dos clientes, tendo uma grande comodidade em que o cliente somente escolhia pela tela de um dispositivo online e fazia sua compra através de seu cartão de crédito, de débito e ainda por boletos.
Com isso a economia teve uma grande reviravolta, já que a maioria das compras online conseguia ter preços mais acessíveis e com isso desbancar muitas lojas físicas. De início muitas pessoas não entendiam o que realmente fazia com que os preços fossem mais baixos e tudo isso é esclarecido simplesmente pelos gastos extras que uma loja física possui. Eles possuem um aluguel para pagar, vários funcionários para vários setores que necessitam de um salário. Além de transportes, impostos e outros gastos extras.
Uma venda online depende apenas de um bom site, uma pessoa para separar o pedido e o transporte que muitas vezes é pago a parte com o famoso frete. Lógico que eles também possuem alguns impostos e gastos extras porém não se compara com as lojas físicas.
Porém infelizmente vendo a facilidade de se roubar informações dos cartões dos clientes e o próprio dinheiro deles, muita gente maldosa começou a criar sites falsos, que existiam como forma de falsificar vendas que nunca chegavam os produtos comprados. Criando assim um período de receio por parte dos clientes e assim se iniciou um ciclo de baixas vendas para a internet.
Vendo a necessidade de criar alguma coisa para que os sites se mantivessem regulamentado e pudessem mostrar que realmente são verdadeiros e de confiança, surgiu o certificado digital, encontrado em todas as plataformas online que são classificadas como corretas e verídicas.
Certificado Digital
É possível acessar o certificado digitais da loja para que seja comprovado as informações dada pela pessoa jurídica ou física. Podendo também valer como assinatura digital de documentos digitais, como contratos e notas fiscais eletrônicas. Com ele é possível realizar algumas transações online com garantia e proteção das informações.
A tentativa partiu de órgãos públicos como Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou do município (prefeitura) para reconhecer notas eletrônicas e melhorar a vida tanto das pessoas que vendem quanto as que compram. É uma forma de ligar uma chave pública a uma entidade, dessa forma evita que pessoas da própria entidade, ou então pessoas tendenciosas avaliem a empresa e não façam um atestamento verdadeiro. Com isso existem empresas que fazem esse teste e dão a assinatura final sem nenhum vínculo com a empresa, emitindo assim o certificado.
Isso proibiu que muitas empresas se auto avaliassem ou que alguma empresa muito próxima fizesse recomendações que poderiam não ser verdadeiras. De maneira geral a empresa A avalia a B e se você possui o mínimo de contato e crédito com a empresa A acaba confiando na B, e assim vai.
Os certificados normalmente precisam das informações básicas para uma entidade como CPF ou CNPJ, PIS, nome e email. Necessita também de um período de validade, um centro de revogação, assinatura de entidades que validaram a empresa. Com isso um número é gerado e adotado como um link para que possa ser pesquisado pelo usuário.
Não é boa apenas para os clientes, para o proprietário é muito interessante já que possui uma validade jurídica e fiscal. Principalmente na hora de emissão de notas fiscais, o conteúdo precisa ser validado e com o certificado digital o documento gera um código de validação que é único para cada nota emitida e bem específica para cada tipo de produto. Conseguindo identificar facilmente documentos que não são validados.
Funciona como uma assinatura digital para realmente assinar documentos via online, sem precisar de enviar papéis por correio.
Com o certificado digital a confiança nas vendas online aumentaram muito e pode-se ver que até mesmo lojas grandes que possuíam somente vendas físicas agora adotaram as lojas online para conseguir atingir o maior número possível de clientes.
Isso gera um funcionamento bem grande para economia, um giro de capital que cresce exponencialmente todos os dias.