Você é um executivo que está se sentindo deslocado ou que está insatisfeito com a forma como está a ser tratado pela sua empresa.
Recentemente, você pensou em colocar o seu currículo em empresas, mas a vontade não é a de encontrar um emprego e sim entrar em um novo negócio por si mesmo.
No entanto, a cada semana nos jornais você vê os anúncios por empresas que oferecem oportunidades de franquia. Se você quer trabalhar por conta própria e está intrigado com a idéia de operar uma franquia e quer saber mais sobre como escolher, continue a ler.
O que é o Franchising?
Franchising é uma das três estratégias de negócio que uma empresa pode utilizar para capturar parte do mercado. Os outros são unidades de empresas ou de uma combinação de empresas próprias e unidades franqueadas.
Franchising é uma estratégia empresarial para obter e manter clientes. É um sistema de marketing para criar uma imagem na mente dos clientes atuais e futuros sobre como os produtos da empresa e os serviços podem ajudá-los. É um método de distribuição dos produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.
Franchising é uma rede de relacionamentos de negócios interdependentes que permite que um número de pessoas para partilhar:
* A marca de identificação
* Um método eficaz de fazer negócios
* A comercialização comprovada e sistema de distribuição
Esclarecimento
Há muitos equívocos sobre o franchising, mas provavelmente o mais difundido é que você como franqueado ter de comprar uma franquia. Na realidade, você está investindo seus recursos em um sistema para utilizar a marca, padrão operacional e suporte contínuo. Você e todos no sistema são licenciados para usar o nome da marca e do processo operacional.
O relacionamento do negócio é um compromisso conjunto por todos os franqueados para obter e manter clientes. Legalmente você é obrigado a obter e manter usando o marketing prescrito e rotinas operacionais do franqueador.
Para ser bem sucedido em franchising você deve entender do negócio e das implicações legais de seu relacionamento com o franqueador e os franqueados. Seu foco deve ser em trabalhar com outros franqueados e gerentes da empresa no mercado da marca, e utilizar plenamente o sistema operacional para obter e manter clientes.
Princípio
Os franqueados vão partilhar a tarefa de estabelecer a marca como a marca dominante em todos os mercados que entraram e vão reforçar a familiaridade dos clientes especialmente aumentando a confiança na marca. Assim, a este respeito, você está trabalhando como uma equipe.
Os outros franqueados compartilham com você a responsabilidade pela qualidade, coerência, conveniência e outros fatores que definem a sua concessão e asseguram repetir negócios para todos. Aumentar o valor da marca é uma responsabilidade partilhada entre o franqueador e o franqueado.