Carro – Imposto

Importação de carro dos EUA

Carro – Imposto

Carro – Imposto

Agora, ao invés de ser 35% a tarifa de importação dos carros que vêm dos EUA, a nova tarifa é de 50%. Isso se deve porque o país não cumpriu as determinações da OMC (Organização Mundial de Comércio), e também porque retirou-se os apoios aos produtores de algodão após retiro dos subsídios, depois que o Brasil venceu um processo legal.

Os produtos do algodão (confecções, tecidos, fibras, fios) serão mantidos, uma vez que não estavam na relação preliminar. Em 2008, mais de 100 milhões de dólares de importações dos EUA foram de produtos de algodão.

A OMC autorizou um valou para retaliação de bens, e esse valor é de 560 milhões de dólares. Além dos bens que já estavam incluídos antes, entraram mais alguns de consumo e insumo, como cosméticos, veículos, papel, químicos, minerais e alimentos.

Nos automóveis serão 15 pontos percentuais aplicados, enquanto a sobretaxa poderá chegar até a 100%. O Brasil comprou dos EUA mais de 2 mil veículos em 2009, totalizando somente 0,4% da importação total de veículos durante o mesmo tempo. Vale dizer que o México e a Argentina são os fornecedores de mais destaque para o país.

Mercedes-Benz, Chrysler e BMW são os modelos mais importados. Quem importa de forma independente lucra grande quantidade de dinheiro. Em 2009, esses importadores somaram mais de 43 mil veículos vendidos.

Impostos sobre os Carros

Caros

Caros

Todo brasileiro sabe que os impostos no Brasil são muito caros e pesam demais para todas as pessoas, de todas as classes. Até aqueles que sonegam impostos acabam perdendo dinheiro pagando impostos, indiretamente, lógico.

Se ainda não sabe como que essas pessoas pagam indiretamente os impostos, é simples. As pessoas podem sonegar seus impostos, contudo, como vivem no Brasil, nunca sonegam 100%. Os impostos que ele evitou aí, acabam sendo pagos depois, vindo embutidos nos produtos consumidos, sejam de bens consumíveis ou duráveis.

Impostos aplicado sobre os carros

Valor

Valor

Mas, não queremos falar sobre os impostos em geral, e sim sobre os impostos aplicados sobre os carros. Um carro popular recolhe em média 27% sobre seu valor final. Exemplificando, digamos que um carro popular custe 20 mil reais, partindo daí, 5.420 reais ficam com o fisco como imposto. Para quem ainda não entendeu, se não fossem os impostos aplicados no caso, este mesmo carro, de 20 mil reais, custaria 14.580 reais. Vale dizer que nesse preço sem imposto, está incluído o lucro do vendedor e do fabricante.

Mesmo parecendo uma diminuição enorme no valor, o preço ainda está elevadíssimo, já que se olharmos o salário mínimo dos brasileiros, termos de ver estes pagando um veículo de 15,5 mil reais, é natural o espanto de cada um, ainda mais se você observar o valor dos veículos nos mercados vizinhos, como Venezuela, Paraguai e Argentina.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *