Uma noticia como essa em algum outro país do mundo poderia parecer um fato comum, mas aqui para nós brasileiros esta é uma noticia que se torna um motivo e tanto para que se faça uma bela comemoração uma vez que os postos de trabalho com carteira assinada tem andado escassos ultimamente em especial depois da crise mundial que abalou a economia de todos os países com um número muito grande de demissões.
Volta à Normalidade
Agora parece que aos poucos a vida vai voltando à normalidade, para nós brasileiros felizmente essa crise não teve efeitos tão graves quanto o que foi previsto para a maioria dos países atingidos e ainda tivemos a sorte de termos um presidente que de imediato tomou medidas saneadoras que impulsionou a economia para que de maneira rápida esta voltasse aos trilhos e realmente foi o que aconteceu com o Brasil sendo um dos países que de maneira mais rápida saiu da crise que se estabelecia, haja vista que temos alguns países que ainda hoje, dois anos depois do acontecido ainda continuam com suas economias remando contra a maré sem que tenham conseguido dar a volta por cima.
O Aumento das Emissões
Somente no primeiro semestre deste ano mais de 2,8 milhões de Carteiras de Trabalho e Previdência Social foram emitidas em nosso país, isso de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
No ano de 2009, esse número ficou em 2,7 milhões, o que significa que agora em 2010 houve um aumento da ordem de 3,6% sobre as emissões de um mesmo período do ano anterior.
Liderança nas Emissões
Na verdade em todo o país aumenta emissão de carteiras de trabalho, porém alguns estados lideraram esses aumentos e em São Paulo foi onde o maior número se registrou com 687.490 carteiras novas de trabalho, sendo que a este estado se seguiu Minas Gerais com 254.380 novas carteiras, vindo em terceiro lugar o estado do Rio de Janeiro com 232.966 novas carteiras de trabalho o que significa muito mais gente que a partir de agora estão trabalhando regularmente e com todos os direitos garantidos.
Na contrapartida temos também o estado com o menor numero de registros e este recorde ficou com Roraima que mesmo assim teve 7.895 novos registros.
Informatização
Conforme o modelo que foi lançado em 2008, cerca de 1 milhão das novas carteiras são informatizadas e isso aumenta a segurança que já existe contra possíveis fraudes. Na verdade oito estados já contam com informatização para 100% das carteiras emitidas, entretanto as versões manuais das carteiras de trabalho ainda são validas.
Carteira de trabalho é um documento obrigatório a todos que prestam serviços a outras pessoas, pois dão ao trabalhador garantias e direitos como Seguro Desemprego e também Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.