Quando os brasileiros viajam para o exterior seja a negócios ou em viagens de turismo tem sido uma preocupação sempre presente a maneira em como se defender e arcar com as inúmeras despesas no país para onde vai. Agora estamos aí com uma estimativa de que em torno de 15 mil turistas devem deixar o Brasil rumo à África do Sul para assistir a Copa do Mundo e eles têm feito a opção de levarem a moeda sul-africana que é o “rand”, porém em cartões pré-pagos, os Visa Travel Money ou os (VTM) como mais comumente são chamados estes cartões.
Preferência
Quem comercializa este cartão é a corretora Confidence Câmbio e segundo seu vice-presidente de marketing, Paulo Renato Della Volpe, no que se refere a movimentação com o rand, é clara a preferência dada aos VTM especialmente se comparada a outras moedas, pois para o dólar americano, para o euro e também para a libra esterlina a opção por estes carões pré-pagos é de 40% entre os turistas que antes da viagem buscam a corretora enquanto com os brasileiros que ao irem para a Copa tem de levar a moeda sul africana a opção por este cartão foi de 80%, o dobro das outras moedas.
As Vantagens
De acordo com as estimativas desta corretora que opera com os VTM, se formos comparar com os outros anos, cresce em media 20% as vendas desse tipo de cartão quando chega o ano de Copa do Mundo. O portador do VTM tem algumas vantagens no exterior sobre outras formas de pagamento e entre estas vantagens se pode citar o custo uma vez que o tipo de cartão pré-pago não fica sujeito a variação do câmbio quando usado no exterior e também não incide IOF sofre ele, vantagens estas que o cartão de credito não oferece. Quem vai para a Copa da África com cartão pré-pago deve saber que até o limite de R$ 5.000 ele pode ser carregado tanto no Brasil como a distancia sendo que para sacar é na moeda do país em que você está e isto pode ser feito em estabelecimentos comerciais que na África são mais de 125 mil credenciados a Rede Visa e caixas automáticos são 17 mil.
A Moeda Sul-africana
Quem escolher o papel poderá observar a originalidade do dinheiro africano, pois nas notas de rand vêm os animais que são símbolos da fauna da África. A nota de 10 tem a estampa de um rinoceronte, a de 20 um elefante, de 50 um leão, a de 100 um búfalo e a de 200 um leopardo. Todas as notas são de cores diferentes e os tamanhos também, sendo maior quanto maior for seu valor. Na próxima semana a compra de rand deve explodir com a aproximação do inicio da Copa dia 11 de junho.