Segundo estudos realizados o comprador brasileiro não é fiel ao ponto de venda, ou seja, ele gosta de diversificar quando chega a hora das compras buscando sempre novos canais que possam fornecer o que precisa.
Para que se possa ter uma idéia mais exata desta realidade devemos dizer que estes estudos indicam ainda que em torno de 74% das pessoas que vão as compras tem três ou mais canais que costumam frequentar quando saem para fazer as compras sendo que o setor que mais consumidores atende é o de auto-serviços que no ano de 2009 ficou com nada menos do que 60% de todas as aquisições feitas.
Atrativos dos hipermercados
Sabemos como são atrativos os hipermercados que sempre estão com grandes ofertas, um sortimento que nada deixa a desejar e um marketing muito intenso fazendo assim com que as pessoas cada vez mais busquem esses locais como ponto preferencial de compras, entretanto mesmo que sejam os detentores de 60% das vendas, os índices de retenção de clientes desses estabelecimentos comerciais são de apenas 23% e a fidelidade é de apenas 6% o que nos mostra claramente que no Brasil o ponto de venda não detém fidelidade de comprador.
Fórmula mágica
Aqui citamos o exemplo dos hipermercados que hoje vendem de tudo seja alimentação, artigos de farmácia e perfumaria, eletrodomésticos e eletrônicos, artigos e acessórios para carros, enfim nestes locais podemos encontrar quase tudo que precisamos e justamente por isso são os mais procurados, mas existem outros tipos de auto-serviços que também não detém clientela fiel.
Apesar de saberem como nenhum outro canal atrair consumidores a verdade é que ainda não descobriram a fórmula mágica para reter esses clientes.
Maior fidelidade fica com varejo próximo
O índice maior no que se refere à fidelidade dos clientes é de 48% e fica com o chamado varejo de proximidade que são lojas de bairro ou na vizinhança e os pequenos supermercados que trabalham com marcas de fama e o sucesso dessa lealdade se deve justamente ao fato de que o ponto de venda fica perto da casa do consumidor o que facilita em muito a sua vida.
Esse é o típico estabelecimento quebra- galho onde o consumidor compra as coisas de urgência e onde entra para a compra de coisas especificas e sem tempo de ir a outro lugar mais distante.
Outros canais
O canal de farmácia vem mostrando um crescimento considerável nos últimos anos e o atacado vem se destacando com clientes que já perceberam que para as compras de mais vulto o atacado oferece boas opções com produtos de marca e com preços bastante atrativos e muitos brasileiros estão aderindo a estes canais de compra.