Nos Estados Unidos o auxílio-desemprego funciona de forma distinta do que em terras nacionais. No momento que acontece o desligamento com a empresa existe a possibilidade de receber oferta indenizatória sob a ótica de pacotes que trazem indenizações ao trabalhador.
Não se pode ignorar o fato de que trabalhadores podem receber diversos tipos de benefícios distintos, desde ações até dinheiro vivo depositado na conta corrente do banco de escolha. Em termos gerais esse tipo de benefício representa valor que serve para ajudar na vida da pessoa até encontrar nova jornada de trabalho e sob a ótica legalista representa espécie de meritocracia por conta dos serviços prestados.
Existem diversos motivos que podem variar de acordo para ser concedido o auxílio desemprego aos trabalhadores despedidos. Motivos para acontecer a queda do emprego são levados em conta, assim como o tempo no qual o trabalhador exerceu trabalho ao empreendimento ou mesmo o tipo de cargo que aconteceu na jornada trabalhista. Não se pode ignorar o fato de que com base na legislação trabalhista existem funcionários que possuem a prática de negociar maior nível em termos indenizatórios.
Pacotes de Indenização
Existem empreendimentos que possuo propostas distintas para cada membro que compõe o quadro produtivo, inclusive entre funcionários que exercem o mesmo tipo de trabalho. Também existem companhias que possuem o conjunto de políticas escrito de forma introdutória no qual trabalhadores ficam cientes antes mesmo de assumir o cargo para evitar transtornos ou surpresas futuras.
Em termos práticos os antigos funcionários podem receber os pacotes em parcelas ou de forma total, com base em apenas um pagamento. De forma prática grande parte dos norte-americanos aprecia com melhor qualidade a segunda opção ao levar em conta que existe o corte das relações trabalhista de forma única com o ex-chefe. De qualquer maneira, no momento em que acontece o depósito geral acabam as outras prerrogativas, como no caso de continuar a receber o seguro-saúde em caso de doenças.
Continuação do Salário
Interessante notar que entre as particularidades do auxílio-desemprego dos Estados Unidos possuem também as políticas de remuneração continuada na qual os funcionários antigos continuam a receber o salário integral até o momento em que conseguir encontrar novo posto de trabalho. Vale ressaltar que como continua na folha de pagamento de forma oficial o funcionário também continua a receber os direitos extras, como no caso do auxílio-doença, caso fique doente.
Sob a ótica da lei existem brechas que não especificam de modo claro se o trabalhador que continua a receber salário se encontra ou não de forma oficial na lista de pagamentos e por causa deste motivo existem menos atos fiscais e controle por parte do poder público. Além da incerteza no que tange ao pagamentos realizados, sob a ótica potencial pode existir o cancelamento do registro financeiro, o que pode enriquecer o comércio paralelo, como no caso de lavagem de dinheiro, por exemplo.
De forma prática as empresa podem oferecer três tipos de modalidades no que tange ao auxílio-desemprego nos Estados Unidos: Pagamentos periódicos, remuneração continuada ou depósito bruto. Nesse sentido os trabalhadores precisam ter em mente qual conjunto de modalidade de encaixa melhor de acordo com o seu perfil ou tipo de mercado de trabalho no qual atua. Em casos de postos de trabalhos abertos em demasia pode ser interessante receber a quantia geral. Por outro lado, quando existe escassez no mercado de trabalho, talvez o pagamento periódico consista na melhor opção para não prejudicas as finanças.
Generosidade no Auxílio-Desemprego
Interessante notar que conforme as características do trabalhador podem existir conjuntos generosos em termos de auxílio-desemprego, o que se equivale não apenas a soma de finanças como também a concessão de ações e consultorias. Esse tipo de procedimento acontece nos Estados Unidos desde o início da década de oitenta do século XX, visto que nos dias atuais quase oitenta por cento dos empreendimentos no país seguem o procedimento.
Não se pode ignorar o fato de que existe a necessidade de pagar tributo que se equivale a vinte por cento na casa das indenizações chegarem na casa dos três por cento da compensação sob a ótica por ano. Existem empresas que permitem aos acionistas não vincular o nome com o quadro de pagamentos no sentido de aumentar o poder de decisão o os valores compensadores aos executivos. De forma prática existem diversos tipos de críticos entre poder público e membros da imprensa especializada no que tange aos pacotes de indenizações dourados.
Carta de Referência
Nos Estados Unidos obter uma carta de referência de qualidade representa ponto importante ao levar em conta que as empresas se encontram em constante contato no sentido de saber como acontece o passado do trabalhador. Nesse sentido existe a necessidade de considerar esse tipo de documento para facilitar na busca por novos serviços. Não se pode ignorar que os termos de demissão se relacionam de forma direta com as condições de conquistar a referência.
De forma prática, ao procurar novo emprego sem a referência por parte dos trabalhadores antigos representa ponto no qual existe contraindicação pela maioria dos especialistas em mercado de trabalho nos Estados Unidos. Existem momentos nos quais o conteúdo da carta não agrada. Nesse caso há necessidade de discutir de forma prática com quem redigiu para melhorar as condições do documento.
Vale ressaltar que trabalhadores também possuem o direito de fazer a solicitação de carta de serviço, visto que em alguns Estados esse tipo de procedimento consiste em elemento indispensável de acordo com a própria legislação trabalhista. Caso não seja possível conquistar o tipo de documento existe a necessidade de solicitar as motivações da demissão e anotar o máximo de conteúdos informativos, inclusive com informações do dia, hora e assinaturas de testemunhas.
Estatísticas indicam que a maioria da classe trabalhadora nos Estados Unidos trabalha de forma informal, ou seja, com contrato de própria vontade e por esse motivo pode acontecer à demissão em qualquer momento, desde que o ato de demitir não traga danos sob a ótica legislativa ou que não se relacione com aspectos discriminatórios.