Na vida é de fundamental importância planejar. Muitas vezes fazemos o planejamento para adquirirmos um bem (comprar uma casa, comprar um carro novo), para fazermos uma pós-graduação, para estudarmos no exterior, para realizarmos uma festa de casamento ou 15 anos, etc.
O planejamento se tornou um fator essencial para as pessoas alcançarem atingir metas que definiram realizar em algum momento da vida. Sejam objetivos profissionais ou mesmo pessoais, mas planejar é fundamental.
O Que é Planejar?
Planejar é o conjunto de ações que são coordenadas para transformar em realidades os objetivos idealizados e traçados pelo gestor em um momento anterior. Essas ações devem considerar fatores como: receitas, custos, produtos, serviços, prazos a serem cumpridos, matéria-prima, segurança, desempenho, etc.
Um Planejamento bem Realizado irá Oferecer Benefícios e Incrementos como
- Desenvolvimento de controles apropriados;
- Faz com que todas as áreas se alinhem aos objetivos corporativos, trabalhando em unidade;
- Faz com que as empresa transforme as ações e atividades que estejam desordenadas em ações estratégicas voltadas para o mercado;
- Produtos e serviços realizados conforme as solicitações e requisitos estipulados pela clientela;
- Oferece ao gestor a possibilidade de desenvolver uma administração estratégica voltada para as condições do mercado;
- Utilizar os recursos da empresa (humanos, materiais e financeiros) de forma inteligente e estratégica, visando atingir os objetivos da corporação;
- Oferece a possibilidade de resolver os problemas de maneira antecipada;
- Oferece segurança, assim dá a condição do gestor ter um maior grau de acerto nas tomadas de decisão, pois terá dados mais qualificados para basear decisão a ser tomada;
- Cria condições para que todas as áreas da empresa desenvolvam rotinas e planos que possibilitem o crescimento dos mesmos e por consequência aumento da lucratividade e rentabilidade da empresa;
O ato de planejar é de suma importância para que se consiga obter êxito em qualquer tarefa que se exerce. Planejar significa bem mais apenas a formulação de metas, é também traçar objetivos e estabelecer as normas e as orientações para que a empresa se desenvolva bem.
Para um planejamento seja garantia de sucesso e bem sucedido, deve se levar em conta uma série de fatores como: metas a serem atingidas, o compromisso das pessoas, os prazos, as contingências, a equipe e etc.
O Planejamento Corporativo
O planejamento corporativo é uma ferramenta muito importante para o bom andamento empresarial e para as empresas que voltam suas expectativas principalmente nos resultados financeiros. O planejamento corporativo também pode ser utilizado como uma ferramenta de Marketing, interno e externo e principalmente de gestão, polis ele reúne informações de como acontecerá as atividades da corporação.
O planejamento tem por objetivo principal definir metas e tarefas para que os objetivos definidos pela empresa sejam alcançados dentro do prazo estabelecido. Pelo fato do planejamento abranger todos os setores das empresas, pois o planejamento atribui responsabilidades e tarefas para que sejam realizadas a curto, médio ou longo prazo, para conquistar o êxito do plano realizado.
A ideia base do planejamento corporativo é ser feita uma associação do objetivo que a empresa tem com os objetivos dos funcionários, desta forma, se torna mais fácil e simples de ter ações de correção e alinhar os empregados e suas metas pessoais ao desenvolvimento almejado pela empresa.
O planejamento corporativo precisa de características flexíveis para se adequar as mudanças e evoluções dos meios. O Planejamento deve andar lado a lado com a execução, sendo feito um acompanhamento constante disto. Assim, as pessoas envolvidas terão condições de saber para onde devem ir, qual caminho é o melhor.
Um bom planejamento acompanhado de uma boa gestão consegue realizar milagres, em outras palavras estes 2 (dois quesitos) são fundamentais pra que a empresa alcance o sucesso almejado e a satisfação dos clientes.
Ambientes do Planejamento Corporativo
Para a criação de um planejamento corporativo eficiente e eficaz, que obtenha êxito quando for executado, é necessário que o gestor avalie 02 tipos de ambientes que irão influenciar de forma considerável a elaboração do planejamento da corporação:
- O Ambiente Interno – é composto por: funcionários e colaboradores, pelos processos de trabalho, pelo processo de produção, infraestrutura, maquinas e equipamentos, etc. A análise do ambiente interno é fundamental para o gestor, pois através dessa análise ele conhecerá plenamente a sua empresa e assim encontrará com facilidade os pontos fracos e fortes, e os possíveis gargalos existentes, que precisam ser corrigidos;
- O Ambiente Externo – é composto por: mercado, pelas ações políticas e legais, pela economia, pelas ações sócio culturais, pelos fornecedores e clientes, pelas empresas concorrentes, etc.. A análise do ambiente externo auxilia o gestor a identificar oportunidades de negócios, possíveis ameaças externas, como está se comportando o mercado, etc..
Objetivos da Empresa e Planejamento Corporativo
Os objetivos da empresa necessitam estar conectados ao planejamento corporativo. Os objetivos devem ser coerentes com a realidade vivida pela empresa, e o próprio mercado e suas tendências. Desta maneira os objetivos se tornarão metas alcançáveis, e o planejamento irá surtir efeitos na organização, além de envolver os colaboradores na empreitada.
Os Benefícios do Planejamento Corporativo
Realizar um planejamento traz inúmeros benefícios e vantagens para a empresa. O planejamento corporativo traz para a empresa benefícios em todas as áreas e ajuda na:
- Estrutura a forma de resolução dos problemas;
- Busca encontrar soluções para eliminar o retrabalho e os desperdícios;
- Busca otimizar e economizar os recursos;
- Busca direcionar e alocar os recursos de maneira correta;
- Maior qualidade e controle dos procedimentos, e etc.;
Os Tipos de Planejamento Corporativo
Existem 03 tipos de planejamentos que podem ser adotados pelas empresas:
- O Planejamento Estratégico – É o tipo de planejamento mais complexo, pois ele busca implantar soluções de longo prazo para a empresa. No planejamento estratégico a empresa define a sua missão, a sua politica de vendas e de compras, os objetivos, o plano de ação, e etc.. Através deste planejamento a empresa desenvolve estratégias para competir no mercado, avalia as oportunidades, faz analises internas para competir com as outras empresas, segmentação de produtos, enfoques, custos e diferenciação, e etc.
- O Planejamento Tático – Do planejamento estratégico é que surge o planejamento tático. O planejamento tático normalmente é caracterizado por ser de médio prazo, e é no planejamento tático em que são destacados e levantados os recursos necessários (humanos, financeiros, materiais, maquinário e etc.).
- Planejamento Operacional – O planejamento operacional é caracterizado por ser de curto prazo e objetiva colocar em prática as políticas, metas e procedimentos que foram definidos e traçados nos planejamentos estratégico e tático. O planejamento operacional é realizado em áreas de produção, vendas, orçamento, etc..
A utilização de um planejamento corporativo por parte de uma empresa é um processo árduo e trabalhoso, porém, com o planejamento estando funcionando a todo vapor, acaba sendo um processo que traz dinamismo e participação maior dos colaboradores para dentro da empresa nos momentos de determinar os objetivos, as estratégias e ações da corporação. O planejamento corporativo comprovou-se como uma poderosa ferramenta que traz a estratégia para a vida empresarial.