Venezuela Economia

Na Venezuela, economia é assunto muito preocupante, pois há sérios sinais de desgaste. Só durante os primeiros três meses deste ano o PIB – Produto Interno Bruto, apresentou uma queda de 5,8%, de acordo com informações fornecidas pelo BCV – Banco Central da Venezuela.

Venezuela Economia

Venezuela Economia

Estes dados confirmam o 4º período consecutivo de queda na economia da Venezuela e o consequente agravamento da recessão naquele país.

Inflação

A inflação medida no mês de abril atingiu um índice de 5,2%, gerando um acumulado anual de 11,3%. A variação de preços no ano de 2009, fechou com 25,1%, sendo o índice mais alto em toda a América do Sul. O governo da Venezuela tem previsões de crescimento do PIB para 2010, de 0,5%.

Características

Exportação

Exportação

Até o começo do século XX, mais especificamente nos primeiros 10 anos, a essência da economia da Venezuela era a agricultura e este cenário se modificou com a exploração do petróleo. Entre a década de 30 e a década de 70 a Venezuela foi líder em exportação mundial de petróleo.

Nos dias atuais está em 5º lugar nas exportações, mas há uma grande possibilidade de que a Venezuela tenha em seu território a 2ª maior reserva de petróleo do mundo, tendo a sua frente apenas a Arábia Saudita. A indústria do petróleo, de modo geral, é responsável por 80% da economia da Venezuela.

Sobe e desce da economia

Nos anos 70 houve uma grande crise de petróleo, ocasião em que a Venezuela obteve um aumento considerável em sua receita, mas apesar disso, os anos 80 trouxeram graves problemas econômicos para o país, causados principalmente pelo baixo preço do petróleo neste período.

Buscando a estabilização da economia, em 1989 foram assinados acordos com o Banco Mundial e com o FMI, mas a melhora foi pouco significativa, e na década de 90, a flutuação no preço do petróleo, a instabilidade na política, crise bancária no ano de 1994 e má administração do BC agravaram a situação econômica do país.

As ações do governo foram vender bancos, privatizar industrias e diminuir o controle financeiro, mas a taxa inflacionária do país foi a maior da América Latina na entrada do século XXI.

O povo

Política

Política

A insatisfação do povo acompanhou proporcionalmente a crise econômica, os políticos eram vistos como agentes de corrupção, sentimento este que se transformou em apoio importante para Hugo Chávez, eleito presidente no ano de 1998 após uma frustrada tentativa de golpe militar. Em 2000, após mudanças na constituição que permitiram a eleição, ele se reelegeu com quase 60% dos votos.

Em 2002 militares anunciaram a renúncia de Hugo Chávez, mas apenas dois dias depois ele retornou ao poder, no que foi o golpe mais rápido de toda a história da política. Reelegeu-se em 2006 para cumprir mandato até 2012.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *