Limite de Crédito

Nos dias atuais a obtenção de limite de crédito esta muito facilitada, mas isto nem sempre é bom, pois dependendo da forma como usamos este limite pode haver um endividamento lento e gradual, do qual é bem difícil sair. As concessões mais comuns de limite de crédito são o cheque especial e os cartões de crédito, que são oferecidos a qualquer pessoa. Uma das formas mais perigosas de uso do limite se concentra nos cartões de crédito. Eles são fáceis de usar e oferecem praticidade e segurança, pois evita a necessidade de carrear dinheiro, mas toda esta facilidade tem um custo, que não é pouco e precisa ser usado com muita cautela.

Caixa

Alguns Cuidados

Para utilizar o seu limite de crédito no cartão sem gerar dividas fique atento para algumas dicas. Respeite a data de vencimento de sua atura, pois o atraso gera cobrança de multas e juros que incidem no saldo financiado, sendo cobrados proporcionalmente ao período do atraso. O ideal é conciliar os vencimentos da fatura com o dia do recebimento do salário, ou no dia seguinte, pois é pouco provável que se consiga pagar em dia fora deste período. Nunca pague a parcela mínima que vem na sua fatura, pois o não pagamento integral do valor gera uma entrada automática na modalidade crédito do cartão, desta forma será necessário o pagamento de juros. Esteja atento aos detalhes da fatura, confira os gastos, em caso de inconsistência fale com a empresa e conteste a cobrança indevida.

Comprometimento

É importante observar o limite máximo de comprometimento de sua renda, pois existem outras despesas a serem compensadas além do cartão de crédito, gastos com alimentação, habitação, educação, transportes, etc., que consomem uma quantia considerável da renda mensal. Se você comprometer 30% no cartão serão apenas 70% para todas as outras despesas.

Limite de Crédito

Compras Parceladas

É preciso esclarecer que o limite de crédito de sue cartão não é mensal, portanto conforme você usa ele diminui e só é restabelecido de acordo com o pagamento mensal da fatura. Então uma compra em 10 parcelas compromete seu limite por 10 meses. Existem encargos sendo cobrados pelo uso do seu cartão e não se trata apenas de juros e multas por atraso, esteja atento à anuidade, juros no parcelamento, encargos cobrados na  operação de saque. Informe-se também sobre as regras para utilização no exterior que nem sempre são iguais as de uso em território nacional.

Cartão

Um ou Mais Cartões

Já é difícil controlar o limite de crédito de um cartão, imagine então se você tem dois ou mais cartões. Existe a vantagem de poder planejar suas compras em datas de vencimento diferentes, mas para isso é preciso ser uma pessoa extremamente organizada, caso contrário aumentam as chances de perder o controle das contas excedendo os limites. Usar o cartão de forma consciente e cautelosa é a única forma de aproveitar o limite de crédito sem causar um endividamento indesejado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *