Diferença Entre Populismo de Direita e de Esquerda na América do Sul

As definições mais básicas do paternalismo político são: populismo de esquerda ou de direita. O populismo se distingue pela promessa de benfeitorias sem sacrifícios, onde discursos propagandísticos são mais pragmáticos do que a legítima ação política que aspira a vontade da maioria eleita. Conheça a diferença básica entre populismo de esquerda e populismo de direita.

Populismo de Direita, o Estatismo de Ontem!

A maioria das teorias de populismo latino-americano foi idealizada no século passado, principalmente durante o período dos presidentes Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón. Ressalta-se que apesar da cultura extremamente elitizada dos dois presidentes, ambos foram bastante aclamados pela população que vivia nas camadas mais baixas da sociedade.

Aparentemente os dois possuíam um exímio discurso trabalhado à massa. Contudo, somente palavras não fazem verão. Ambos precisavam convencer a elite de que a democratização de todos da população era necessária até mesmo para manutenção dos poderosos no poder.

Neste âmbito, o estatismo político foi posto altamente em prática. Algumas empresas particulares começaram a ser ambicionadas pelo Estado, ao passo que o mesmo patrocinou diversas iniciativas industriais, sendo a PETROBRÁS, o maior símbolo getulista de convencimento à elite. Ou alguém duvida que a alta sociedade permitiria a efetivação de leis, como a da CLT, se não recebesse algo em troca?

Ressalta-se que o populismo conservador tem por essência o combate direto e armado contra a oposição. Vargas e Perón combateram duramente os partidos e movimentos contestatórios das duas maiores nações da América do Sul.

Sendo assim, esta prática política é caracterizada por ser: conservadora, nacionalista, desenvolvimentista e intolerante.

Populismo de Esquerda, Intervencionismo de Hoje!

Atualmente o estatismo (transformação de empresas particulares em estatais) é um grande paradigma coercivo esquerdista. Depois de tanta luta armada, os revolucionários do passado e presidentes do presente aprenderam que esta representa a melhor fórmula de convencimento à elite – concedendo verbas ou oportunidades de negócio para os empreendimentos da mesma.

Lula e Nestor Kirchner foram campeões nas modalidades. Diversas empresas nacionais foram incorporadas ao poder do Estado, permitindo assim com que outros intervencionismos como a distribuição de renda fossem aplicados sem muita contestação da burguesia moderna. O próprio presidente Lula afirma constantemente que na verdade fez muito mais pelos ricos do que pelos pobres.

Vargas e Perón jamais conseguiriam fazer o que eles fizeram à população. Contudo, os presidentes antigos foram essenciais para o processo, por terem iniciado o projeto de diminuir a miséria, mesmo com outros legítimos objetivos em mente.

Neste âmbito, este populismo esquerdista é caracterizado por ser: distributista, nacionalista, democrático, identificador (mesma cultura entre população e líder) e por agregar tendência socialista.

Conclusão: Populismo Ontem, Popular Hoje!

O populismo realmente existiu nas épocas passadas. Já hoje em dia, existem sérias suspeitas sobre a veracidade da existência do fenômeno em terras sul-americanas (com exceção de certeza chavista venezuelana). Atualmente, políticas contra vieses liberais acabam sendo intituladas como populistas pela elite opositora. Por isso, o eleitor deve ser bem crítico antes de acreditar no populismo da atualidade.

Todavia, as duas formas são bem parecidas por possuírem o mesmo ideal: desenvolvimento mágico sem sacrifício. O que muda é a metodologia, enquanto esquerdistas agem pela distribuição de renda, os direitistas procuram aumentar a demanda interna para consumo e investimentos.

Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *