Nos dias de incerteza em que vivemos, devido a crise econômica e política, está cada vez mais difícil comprar dólares por um preço aceitável. A moeda norte-americana está bastante valorizada em relação ao Real mesmo com a crise política que está sendo criada na Terra do Tio Sam também. Porém, como a vida não pode parar muitas pessoas tem viagem marcada para o exterior e desejam saber como comprar dólar mais barato.
Uma forma de conseguir mais economia nesse processo de compra de moeda é saber como interpretar o ranking que o Banco Central divulga todos os meses. A função desses dados é ajudar o comprador a encontrar o local que trabalha com o melhor preço da moeda naquele momento. A consulta pode ser feita pelo site e tem uma relação de preços cobrados pelas casas de câmbio e bancos em relação aos dólares em relação ao mês anterior. Porém, o grande segredo é saber como fazer essa consulta assertivamente.
Entendendo a Lógica do Ranking do Banco Central
A primeira coisa que se deve ter em mente é que essa lista é apenas uma referência uma vez que ela tem dados do mês anterior. Os bancos e casas de câmbio não tem nenhuma obrigação de continuar cobrando os meses valores que aparecem na relação do mês passado. Todos os dias os valores das moedas variam de acordo com acontecimentos políticos e econômicos.
Outro ponto essencial de ter em mente é que o ranking usa um valor médio entre todas as operações realizadas pela empresa em questão. O BC leva em consideração as transações que os bancos e casas de câmbio realizam. Se a instituição em questão realizou mais operações num dia que a cotação do dólar estava mais alta pode ter sua posição prejudicada no ranking.
Então a dica que damos é que o interessado em comprar dólar mais barato verifique quais as corretoras que realizaram uma quantidade mínima de operações por mês. Você pode estabelecer que o mínimo seja de pelo menos 100 operações por mês, por exemplo. A constância de grande quantidade de operações é essencial, considere três meses, por exemplo. Quando uma empresa está entre as que realizaram operações de câmbio com preços menores por mais tempo é sinal de que ela provavelmente pratica menores preços mesmo.
Como Consultar o Ranking do Banco Central
Ao acessar a página do ranking do BC é necessário informar se deseja fazer a pesquisa para compra em dinheiro ou com cartão. Em seguida indique o valor que você deseja comprar de dólares. Observe que não se deve colocar ponto de milhar no momento de preencher o campo de quantidade. Você poderá escolher então se deseja que a lista seja ordenada pela quantidade de operações feitas no mês/ano ou então pela quantidade de negócios realizados no mês. Também é possível usar o ranking do mais barato para o mais caro.
Melhor Câmbio – Site de Comparação de Taxas de Câmbio
Como explicamos acima as taxas de câmbio incluídas na lista do ranking do BC apresentam defasagem uma vez que se referem às operações realizadas no mês anterior. Para quem deseja informações mais atualizadas uma dica é conhecer o site Melhor Câmbio que realiza comparações de taxas cambiais.
O sistema da empresa conta com informações de 80 operadoras em 23 cidades do país. O diferencial desse portal é que ele permite que o interessado informe quanto deseja comprar, se vai pagar em dinheiro ou cartão, e quanto deseja pagar. Essas informações são repassadas para as operadoras de câmbio que então decidem se fecham o negócio ou não.