Análise Técnica e Análise Fundamentalista: Investimento Lucrativo e Seguro

O sonho de todos ainda não abastados em dinheiro é poder conquistar sua independência financeira ao longo de sua jornada na vida. Muitos se utilizam de métodos não tão ortodoxos para alcançar tal desejo. Outros poupam e guardam o vil metal com o intuito de ir ao longo dos anos adquirindo bens e propriedades. E tem os que ainda empreitam na busca incessante de que com o fruto de seu trabalho junto ao seu negócio consiga êxito. Alguns conseguem mais rápido com os dons que lhe são particulares, tais como os esportistas de primeira classe.

Outra forma de acumular riquezas, muito utilizada na Europa e na América do Norte, e ainda gatinhando nos interesses em nosso País, é o investimento em ações.

O que Preciso Saber para Começar a Investir?

Basicamente, se deve saber que este é um investimento de risco, e como tal, pode lhe trazer grandes e vultosos valores e cifras, ou mesmo lhe fazer um grande prejuízo econômico se não souber identificar e qualificar bem as ações e cotas a serem adquiridas.

Muitas corretoras prestam este serviço, cobrando taxas, é claro, e lhe ajudam e propõem aquele que deve ser o melhor negócio, se baseando fundamentalmente em dois vértices de analises, a Técnica e a Fundamentalista. Porém, antes de nos aprofundar nestas correntes de análises de mercado de investimentos e valores, vamos falar um pouco de ações e bolsas de valores.

O que Vem a ser uma Ação?

Basicamente, ação é uma forma de investimento e busca de capital que a empresa emprega no mercado, para crescer, produzir, criar, aumentar sua participação no mercado, enfim, é um financiamento público sem que a mesma tenha de pagar juros pelas mesmas, apenas dividirá os ganhos ao fim do prazo para tal.

Existem vários tipos de ações, mas as principais são divididas em ordinárias e preferenciais, sendo que a primeira dá direito a voto nas assembleias da empresa e a segunda não dá direito a voto, ou pelo menos tenta restringir este direito de forma particular e com normas internas. Entretanto, em caso dividendos, e divisões no patrimônio, ou mesmo em caso de falência, são as primeiras a receberem parte do capital.

No Brasil só se investe em bolsa através da corretagem, mas é preciso saber o que cada corretora pensa, e como funciona a bolsa e as ações, para poder investir da melhor maneira possível.

Você pode saber mais, sobre investir acessando o site: http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-na-bolsa.aspx?idioma=pt-br

E pode se informar sobre ações acessando também: http://www.mundotrade.com.br/aprendizado/tipos-de-acoes

Análise Técnica

Forte corrente de investimento e que traz como princípio a analise real dos números, o seu sobe e desce a ainda a tendência baseada em seu passado e no volume até o presente momento de negociações. A analise técnica se utiliza de gráficos e às vezes este se confunde e muitos a chamam de analise gráfica, mas não é bem assim já que outros métodos são utilizados para chegar em sua tese de mercado de ações e investimento.

Análise Fundamentalista

Este tipo de análise de mercado de ações se baseia estritamente na empresa, verificando seus balancetes, sua capacidade produtora, suas economias, sua aceitação no mercado, seu desempenho como entidade, e ainda sua entrada junto ao consumo, ou seja o que o quanto o consumidor é determinante na compra de seus produtos, e o quanto de estoque está comprometido na equação com a produção.

Vantagens e Desvantagens

Enquanto a primeira estuda o entorno da empresa, a forma como ela tem sido vista pelas especulações de mercado, o quanto suas ações tem se destacado, enfim uma análise de números reais nos resultados da compra e venda das ações, a outra vê o intrínseco da empresa, sua capacidade produtora, seu estoque e o quanto esta está sendo “consumida’” pelo mercado. Sua participação e aceitação junto ao publico consumidor, que faz com que a ação ganhe evidencia ou não.

Independente das duas analise, tanto num caso como em outro é impossível precisar o quanto a ação irá subir ou não, já que em nenhum dos casos o resultado pode ser imediato. Apesar das analises e das informações precisas, o mercado nem sempre responde de imediato, ele sempre espera que haja uma tendência e apenas depois carrega suas energias neste sentido.

Precisamente é impossível garantir que esta ou aquela corrente seja a melhor, pois uma acaba completando a outra, no quesito de análises, entretanto não dá para se utilizar das duas ao mesmo tempo, pois suas analises acabam se contrapondo.

Estamos numa Encruzilhada Financeira o que Fazer?

Se nosso cenário a escolher o melhor investimento tem em suas correntes de informações adversidades e lemas que não se completam nem se interagem como fazer o melhor investimento?

Como dito anteriormente o investimento em ações é algo de risco, podendo proporcionar muitos e valiosos dividendos, ou mesmo causar danos e prejuízos. Não dá para dividir também o investimento, pois na hora em que uma estiver certe, pode não significar que a outra não esteja, e mesmo porque arcará sempre com dois custos, de corretagem, o que pode inviabilizar seus ganhos e investimentos. Todo investimento requer energia, confiança e expectativa, segue um link para conhecer mais profundamente, se tiver interesse as duas correntes e te ajudar a decidir: http://www.rmac3.com.br/artigos/at_x_af.htm

Como Investir?

Se visitou o link ou não e ainda está na dúvida, segue algumas dicas que podem ser uteis: Limite os investimentos e também os ganhos, colocando as metas, impedirá que perca muito em caso negativo, mas também não ajuntará muito em caso positivo, mas de qualquer forma participará e aprenderá a fazer sua própria analise e tomar suas decisões.

Ações trabalham com tendências, e as duas analises respeitam isto, uma mais outra menos, e na maioria das vezes as tendências, não são como o tempo, que muda repentinamente, pegando todos desprevenidos, existe sempre um tempo de maturação. Informações desencontradas e não muito usuais mexem com o mercado, fique atento para não ser pego de surpresa e sair no prejuízo. Acredite em sua intuição, mas não apenas nela, siga atentamente os índices e aproveite ao máximo seus conhecimentos para reverter em vantagens para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *