O país conhecido por ter maior salário mínimo de toda Europa está passando por tempos difíceis na atual crise econômica mundial. Todo o povo francês possui a cultura de não permanecer com braços cruzados nos momentos das implantação das políticas injustas. Ruas parisienses constantemente contam com protestos que demandam auxílio policial devido ao nível de violência das reivindicações. Falta de emprego acrescido da baixa na visitação turística internacional são dois fatores que evidenciam traços econômicos franceses da atualidade.
Queda do Turismo
A Europa inteira está sofrendo com cenário econômico atual. Regra econômica principal dos governantes às populações simboliza estimular consumo no mercado interno. Turistas realizam apenas turismo interno e pontos turísticos franceses ficam menos frequentados. A população sofre com problemas na geração dos novos postos de trabalhos, deixando de viajar e consumir mesmo internamente.
Geração de Empregos
A França está passando por um dos piores momentos da história dentro da tematização. No final do ano passado foram contabilizados quase 3,5 milhões de pessoas desempregadas, recorde negativo dos últimos doze anos. As aguardadas eleições presidenciais acontecem no mês de abril e dificilmente a situação deve permanecer no poder.
Razão principal apontada por periódicos franceses está no nível de emprego. No final do ano passado quase cinquenta mil cidadãos entraram para a lista dos desempregados. Com pouco consumo empresas vendem menos e não podem gerar novos empregos.
PIB Produto Interno Bruto Segundo INSEE (Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França)!
Houve estagnação econômica nos três últimos meses do ano passado. O Banco de França anunciou crescimento praticamente nulo no PIB do quarto trimestre (0,2%). Números permanecem estáveis se comparado com índice registrado no primeiro trimestre do ano passado.
Em 2011 foi registrado crescimento de 1,7%; 0,3% superior aos números de 2010. País representa segunda maior economia das nações integrantes do Euro. As exportações apresentaram aumento de 0,6 pontos.
Relações Atuais na zona do Euro
A França e a Alemanha atacam ações espanholas exageradamente, relacionadas com a capacidade de cumprir metas para reduzir déficits orçamentários. Espanhóis se comprometeram com reformas substanciais em conjunto no intuito de melhorar as condições dos países integrantes do bloco econômica.
Valerie Pecresse, porta-voz do governo francês, lamenta a falta de reconhecimento do mercado espanhol. Medidas macroeconômicas em larga escala também demanda longo prazo para serem incentivados.
França – Estados Unidos – Petróleo
Os Estados Unidos e a Inglaterra fazem campanha mundial em favor do uso das próprias reservas de petróleos para lutar contra aumentos de preços do setor. A França afirmou estar em favor do ideal para proteger produção de consumo interno segundo declarou Eric Besson, ministro da Energia francesa.
Países aguardam decisões da AIE (Agência Internacional de Energia) para implantar medida em caráter emergencial. Mercado internacional especula alto durante períodos de crises cíclicas. A oferta do petróleo no Oriente Médio deixa preços elevados em todo planeta, mercado fica tenso e eleva preços com ritmo fora da média.
Por Renato Duarte Plantier