Com a crise econômica deixando setores produtivos em cheque, fica difícil fazer o negócio prosperar. A matéria prima fica mais cara, assim como o salário mínimo do trabalhador. O planejamento representa ponto indispensável para quem ambiciona permanecer com as vendas no alto. Brasileiros estão consumindo qualificadamente, quem estiver preparado para atender esta demanda sai na frente no mercado concorrido da atualidade. Saiba como prosperar o seu negócio.
Permanência no Mercado: Rotineiramente empreendedores demandam novas implantações que melhorem o negócio. A dificuldade da década não está na abertura de novos negócios, mas sim em sobreviver no campo mercadológico. Ficar parado durante ligeiros crescimentos pode sinalizar alta queda em médio-prazo. As demandas mudam de forma rápida. Quem não acompanha fica passado para trás.
Novo empreendedor: Este conceito na atualidade está além de simplesmente arcar com todos os encargos trabalhistas e tributários. Necessário perfil inovado, criativo e pesquisador. Acreditar em novos projetos que renovem as formas produtivas. O novo empreendedor deve ficar com olhos atentos as novas oportunidades para gerar negócios lucrativos.
Associativismo: Há diversos benefícios na associação com outras formas de negócio. Multinacionais se fundem e conquistam destaques no marcado mundial, como no caso da AMBEV. Conquistar sozinhos mercados segmentados representa uma missão cada vez mais difícil. Quando dois líderes se unem, ocorrem maior tendência de distanciamento entre as demais concorrentes.
Preço ideal: Realize pesquisas mercadológicas e fique por dentro de todos os valores cobrados pele concorrência. Empreendedores que conseguem oferecer qualidade atrelada a preços baixo conseguem se destacar de forma considerável. Definições relacionadas com os preços ideais têm relação não somente com fatores financeiros como também na esfera mercadológica.
Dimensionar com conhecimento teórico custos que envolvem operações e atendendo com êxito as conjunturas do segmento produtivo. Expectativas do consumidor são sanadas depois das análises e testes empíricos. É necessário levar em consideração alguns fatores para compor os preços de venda.
Equipe preparada: A tecnologia inova diversos setores produtivos. Força de trabalho, demanda de constante e preparação para satisfazer todas as necessidades que podem surgir dos consumidores são fatores muito importantes para o segmento. O gasto inicial é saldado em curto-prazo. O atendimento bem feito se espalha entre a clientela com potencial econômico.
Hoje em dia este representa enorme desafio para o espírito empreendedor. Boas ideais ficam paralisadas quando equipes não estão preparadas ou motivadas. Especialistas indicam que há maior chance de ocorrer fidelização do público-alvo quando existem atendimentos qualitativos. Políticas que estabelecem constantes capacitações das equipes são demandadas por empreendimentos líderes de mercado.
Inovação no capital fixo: Inovar simboliza crescer. Investimento tanto no maquinário com em todos os ambientes de trabalho presentes nas matrizes. Quem investe neste setor constantemente aumente a receita. Os setores ficam com maior nível de flexibilidade às mudanças.
Marketing: Planos marqueteiros para realizar vendas também representam necessidade indispensável. Grande parte das vendas de multinacionais ocorre devido às divulgações em larga escala realizada por profissionais especializados.
Por Renato Duarte Plantier