A sigla conhecida internacionalmente como CEO é referente às palavras inglesas “Chief Executive Officer”, que traduzindo para ao português, faz referência ao cargo de Diretor Executivo. Deste modo, o CEO é o chefe executivo, a pessoa com a maior autoridade em uma empresa e, como geralmente também ocupa a posição de presidente do Conselho de Administração, principalmente do Conselho Fiscal, o CEO também pode ser denominado como Presidente.
Tão alto cargo, com função de autoridade máxima dentro de uma organização no tocante à gestão e estratégias, implica, além de muitas responsabilidades, muita capacidade por parte da pessoa que ocupará a função de Diretor Executivo. Deste modo, além das qualificações pessoais que envolvem a formação do indivíduo, este é escolhido e nomeado, pois se trata de um cargo de confiança, também com base em sua competência e experiência. Isso porque é necessário que o CEO compreenda as necessidades da empresa que está à frente, geralmente multinacionais que estão inseridas em contexto de grande competitividade.
Estas empresas multinacionais, por conta dos diversos ramos em que têm expressão no mercado, necessitam de alguma pessoa física que represente e reúna em si as diversas vertentes da organização (produção, finanças, estratégias, entre outros). O cargo de CEO geralmente acaba tendo uma aparência de personificação da empresa frente ao público, como foi o caso de Steve Jobs à frente da Apple, que reunia em si diversas funções da empresa.
Dentro do mercado mundial, não basta ser um CEO, mas um Superstar CEO, ou seja, um CEO bem-sucedido. Este ramo é tão forte, principalmente no cenário internacional, que são oferecidos cursos na área, como o Curso de Superstar CEO. Estes cursos destacam que, para além das qualidades desejáveis de um CEO, a exemplo do pensamento estratégico, do conhecimento da empresa e do seu poder de persuasão política, a maior característica de um profissional de sucesso é o espírito de liderança.
O pensamento que predomina no cenário internacional é que um verdadeiro líder deve estar à frente de uma empresa, para guiá-la e suportá-la em momentos de crise, nos quais sua função é mais necessária. Sendo assim, o CEO deve desenvolver as características que formam um bom líder, o que, no caso empresarial, são sintetizadas no carisma que os indivíduos que ocupam cargos de liderança devem ter.
Apesar do carisma ser a característica de maior destaque na vida contemporânea e que recebe maior prestígio, somente ela não basta, uma vez que, para além da capacidade do próprio CEO, outros fatores que dependem da própria empresa e do mercado são importantes para o êxito no cargo. É neste sentido que os Superstars CEOs agem, observando e aplicando a sua estratégia pessoal (que depende de diversos fatores), bem como caminhando para serem bem-sucedidos e conhecidos líderes mundiais.
Fonte para maiores informações: http://hbr.org/2002/09/the-curse-of-the-superstar-ceo/ar/1