Não é fácil definir a melhor opção para investir o dinheiro e fazer com que ele “trabalhe por você”, como diz o jargão das bolsas de valores. Para pessoas físicas é mais fácil saber onde colocar o dinheiro para trabalhar. As poupanças são a opção mais simples e segura, pois não há custos e a rentabilidade é garantida. A renda fixa e o tesouro nacional também são opções ótimas para quem quer segurança.
É necessário se comprometer a gastar um pouco mais do que no caso da poupança, mas os rendimentos também são um pouco maiores. As chances de calote são praticamente impossíveis, pois a renda fixa é paga pelo Estado. Investimentos em poupança, renda fixa e tesouro nacional também são gerenciados pelos principais bancos do país, como Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Para as empresas também não é fácil definir as melhores opções de compra de ações. As chances de prejuízo precisam ser levadas realmente a sério, pois podem causar até falência. Além disso, os valores dos investimentos feitos por pessoas jurídicas costumam ser muito maiores que os de pessoas físicas. Em grandes companhias, quando há pessoas especializadas em investimento, se o prejuízo for alto e/ou constante, quem é responsável pelo setor pode acabar na rua. Pensando nisso, os bancos desenvolvem soluções para os investidores. O Bradesco, maior banco privado do país, possui um setor especializado em orientação e gerenciamento de investimentos de pessoas jurídicas.
A gestão dos investimentos feitos pelas empresas no banco é gerenciada pela Bram – Bradesco Asset Management, reconhecida nacionalmente como uma das melhores do mercado especializado nessa área. Entre as opções oferecidas pelo Bradesco para as empresas está o Certificado Depósito Bancário (CDB). Esse modelo de investimento é considerado ideal para empresas que querem crescer com a segurança dos títulos de renda fixa. Entre as vantagens está a isenção de cobrança de imposto de renda até que o dinheiro seja resgatado, a garantia do fundo garantidor de crédito de até 60 mil reais por CNPJ e a facilidade de movimentação e consulta pelos sistemas de comunicação do Bradesco, como internet e telefone.
A Operação Compromissada é um título de investimento exclusivo do Bradesco. Esse tipo se assemelha ao anterior no sentido de oferecer a segurança das operações de investimento em renda fixa. A diferença está na hora que o empresário decide vender suas ações. Quando isso acontece, o Bradesco as compra novamente pelo mesmo valor que seu cliente havia adquirido. Todo o lucro entre a compra e a venda ficam para o cliente com a vantagem de umas das menores taxas do mercado. A aplicação mínima, nesse caso, é de 1 milhão de reais.
Para que o empresário tenha uma noção de seus lucros antes mesmo de comprar as ações ou de ir até uma agência, o Bradesco disponibiliza um simulador em seu site.