Muita gente não gosta do horário de verão e faz disso uma polemica, entretanto esse horário que terminou a 0h de ontem, domingo dia 20 de fevereiro trouxe como resultado uma economia bastante significativa, pois a demanda teve uma redução de 4,4% de energia devido a mudança do horário de pico em todas as regiões onde foi adotado o sistema. No ano passado a redução mostrou uma pequena diferença sendo de 4,8% na Região Sul e de 4,7% na Região Sudeste e na Região Centro-Oeste
Economia de Geração Térmica
De acordo com os dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a economia em geração térmica que foi evitada ao adotar o horário de verão foi preliminarmente estimada em R$ 30 milhões de reais, o que traz ou deveria trazer como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para os consumidores. Acredito que essa redução não tenha se efetivado já que não ouvi ninguém acusar diminuição nem mesmo da tarifa básica.
Redução da Demanda
Se há dúvidas quanto à redução do preço, por certo que a redução de consumo é real e os dados fornecidos dizem que a demanda teve uma redução total no horário de pico de 2.376 megawatts, sendo que deste total, 1.821 megawatts se deu no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste e os outros 555 megawatts foi no Subsistema Sul.
A economia no caso de Subsistema Sudeste/Centro Oeste é equivalente aproximadamente a duas vezes a carga no horário de pico na capital federal ou a 60% da carga no horário de pico na cidade do Rio de Janeiro. Já na Região Sul essa economia é aproximadamente equivalente a 60% da carga no horário de pico da cidade de Curitiba.
Principais Consequências da Redução
A totalidade da redução de energia foi da ordem de 0,5%o que seria equivalente a 10% do que Curitiba consome por mês e 8% do consumo do Rio de janeiro em um mês. O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp fazendo uma avaliação das consequências mais importantes da redução da demanda de energia elétrica concluiu que são: O aumento da segurança e a redução dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional.
No Fim do Horário de Verão
No dia de ontem, a 0h do domingo dia 20 de fevereiro todos os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste atrasaram seus relógios em uma hora. Neste verão esse horário começou no dia 17 de outubro sendo que esta época é a escolhida justamente porque com os dias maiores é possível um maior aproveitamento da luz solar numa época em que a demanda por energia aumento devido não só ao calor mas também pelo crescimento da produção industrial que aumenta quando o Natal se aproxima.