O Banco Pan, antes conhecido e chamado como Bando PanAmericano, antes de sua mudança de nome no ano de 2013, é um banco considerado nacional, já que seus proprietários são brasileiros e que apresenta sua sede situada na cidade de São Paulo. Atualmente, esse banco é considerado propriedade e controlado por duas grandes empresas brasileiras.
Sua atuação principal no mercado é considerada marcada pela disponibilização de cartões de créditos para sus clientes vinculados a sua agência, além de também credito consignado e possibilidades de financiamento de imóveis e também veículos e serviços disponibilizados em seu banco digital. Ao todo, é possível encontrar mais de 60 agencias do banco Pan em todo o território nacional, nas principais cidades brasileiras e também em todas as capitais do país.
Histórico Do Banco Pan
Um dos maiores marcos da história do Banco Pan, foi o processo de compra do mesmo realizado por um dos maiores influenciadores da televisão brasileira, o apresentador Silvio Santos. Essa compra aconteceu no ano de 1969, no dia 21 do mês de fevereiro, logo no início do funcionamento do mesmo, que ocorreu no ano de 1963 na cidade de São Caetano do Sul, que na época, era conhecido como uma empresa chamada de Baú Financeira S/A.
No ano de 1990, a empresa acabou então recebendo uma autorização para realizar seu funcionamento como um banco de categoria múltipla, se tornando então o Banco PanAmericano S/A.
No ano de 2009, uma das maiores agencias bancarias, a Caixa Econômica Federal, por meio de uma compra de mais de 700.000,00 milhões de reais se tornos também dona desse banco, adquirindo 49% de sua totalidade.
Venda Do Banco Pan Para O Grupo BTG Pactual
Essa nova transação das agencias do banco Pan aconteceu no ano de 2011, no final do mês de janeiro. Essa compra acabou sendo noticiada por um dos maiores jornais brasileiros, o jornal Folha de São Paulo, juntamente com um dos maiores rombos do caixa do mesmo, cerca de 4 milhões de reais.
Esse rombo acabou fazendo com que o atual proprietário da época, Silvio Santos considerasse a venda do banco para o grupo BTG Pactual. Com isso, a venda acabou sendo considerada um ótimo negocio par ao influenciador, que acabou repassando sua empresa para a nova companhia, sem que necessitasse arcar com nenhuma parte do rombo milionário em seu caixa, já que o mesmo acabou assumindo total responsabilidade do mesmo.
Mesmo sendo um negócio considerado satisfatório para o empresário, que não iria necessitar disponibilizar de nenhum valor para arcar com as dividas do banco, durante o processo de venda de sua parte, o apresentador acabou saindo sem nenhum tipo de ganho, já que seu valor seria repassado para finalizar as dívidas atuais das agências. Durante o processo de venda, muito se foi especulado sobre a venda de outras empresas que pertenciam ao apresentador, fazendo com que o mesmo acabasse deixando claro que as demais empresas pertencentes ao Grupo Silvio Santos não estariam sendo vendidas.
Mesmo com essa informação, ainda no mesmo ano, as Lojas do Baú Crediário acabaram sendo vendidas para uma das maiores empresas brasileiras, a Magazine Luiza.
A Nova Marca Do Banco Pan
Após a venda no ano de 2011 do banco Pan para o novo grupo BTS, no ano de 2013 uma nova mudança pôde ser percebida na empresa, a mudança de seu nome, atualizando para Banco Pan, que segundo a própria comissão de diretoria da empresa acabou sendo uma mudança totalmente estratégica, para que alguns tipos de processos dentro da empresa pudessem realizados de uma forma mais ágil.
A nova renomeação do banco acabou sendo anunciada durante uma partida de futebol brasileira, entre o Corinthians e Santos, durante a realização de um dos maiores campeonatos brasileiros, o Campeonato Brasileiro de Futebol. A nova renomeação do banco foi então divulgada nas estampas da camiseta do time alvinegro, que acabou se tornando o campeão esse torneio de futebol, no mesmo dia.
Infelizmente a taxa de prejuízo do banco acabou não apresentando queda, pelo contrário, aumentando de forma considerável em meados do final do ano de 2013 para cerca de 180 milhões de reais, um valor considerado muito alto, quando comparado ao ultimo rombo existente da empresa no ano de 2012, que chegou a cerca de 39 milhões de reais.
Esse foi um rombo causado por uma decisão entro da empresa nesse mesmo ano, de adquirir a um programa de negociação de débitos no âmbito fiscal, conhecido como Refis.
Problemas Financeiros No Banco Pan
No ano de 2014 um nova injeção de capital foi realizada dentro da empresa como forma de tentativa de melhoras os índices então percebidos até a época, por meio de uma ação em conjunto dos então donos do banco Pan, a Caixa Economia Federal e o grupo BTG Pactual.
O valor total do montante investidor novamente na empresa ultrapassou a casa dos 1,5 bilhões de reais, e acabou sendo utilizado como forma de estruturação da empresa e também estabilização de seus caixas, que na época, apresentavam grandes quedas, devido a processos acontecidos nos anos anteriores.
Mesmo com o grande montante investido dentro do banco, no meio do ano de 2014 ainda foi possível perceber níveis baixos de retorno dos investimentos, que ainda se encontrava negativo, apresentando um déficit de cerca de 79 milhões de reais. Essa ação acabou sendo percebida também pelo fato de o banco escolher ceder a seus clientes uma baixa taxa de crédito, o que fez com que adesão fosse baixar por parte de seus investidores diretos.
As Grandes Dívidas Do Banco Pan
Os decréscimos de suas dividas e valores negativos acabaram se sucedendo durante alguns períodos desse mesmo ano, principalmente no final do ano 2014, quando uma venda foi realizada dentro da própria agência, a venda de um de seus serviços, chamados de Pan Seguros. Mesmo com a venda desse serviço, o banco ainda acabou conseguindo realizar o uso de seus serviços sem que precisasse ser proprietário do esmo, se tornando então um ótimo negocio para mesmo.
Com isso, foi possível percebe então um crescimento no valor de seu caixa, que saltou de um saldo negativo para mais de 226,5 milhões de reais lucros.
Infelizmente um novo problema acabou sendo percebido dentro da agência no ano de 2015, mas em decorrência a fatores externos, como a crise no setor financeiro brasileiro desse ano, fazendo com que os caixas da agência acabassem fechando em um valor negativo de cerca de 73,5 milhões de reais, como seu prejuízo líquido.
Com isso, novas ações acabaram se tornando necessárias para que o caixa do banco pudesse novamente fechar com lucro, fazendo então com que o banco liberassem opções de créditos para outros bancos de fora. Assim, ainda no terceiro semestre do ano de 2015 foi possível perceber um lucro total de mais de 40 milhões de reais.
Por conta de diversos problemas com o andamento da empresa, no final do ano de 2015 foi possível perceber que o presidente da empresa renunciou a seu cargo, e também em outras instituições que apresentavam ligação com o grupo BTG. Além disso, dias antes de sua renúncia, o mesmo acabou sendo considerado suspeito em operações de fraude, sendo até preso, o que acabou sendo um ponto muito importante para o andamento da empresa nos próximos anos.
Diversas operações acabaram sendo realizadas para o processo de investigação da empresa, principalmente em um dos maiores escândalos do país, a operação chamada de Lava Jato, que foi conduzida pela Policia Federal. O envolvimento do banco com a operação se deu devido ao fato da concessão de créditos para diversas empresas que logo após, estavam sendo investigadas por irregularidades em seus setores financeiros.