Muitas pessoas se confundem na hora de classificar materiais, e não sabem o que é material de uso e consumo. É comum se confundirem com o conceito. Para ajudar a esclarecer de uma vez o que esse termo significa, descremos abaixo o conceito de forma simples e objetivo. Confira!
Mas, Enfim, O Que É Material De Uso E Consumo?
O conceito é bem simples, e consiste em tudo o que a empresa utiliza, seja na área administrativa, em suas atividades comerciais ou operacionais, desde que não seja agregado fisicamente ao que a empresa está produzindo, ou seja, ao seu produto final.
São materiais usados em atividades de apoio comercial, administrativo e operacionais. Trata-se de materiais não destinados à revenda.
São exemplos de materiais de uso e consumo:
- A madeira usada como lenha para a caldeira.
- O café que os funcionários do escritório tomam.
- Os papéis e canetas usados no escritório.
- A graxa usada na máquina do setor de produção.
- Materiais de limpeza do escritório.
- Lâmpadas usadas nos prédios administrativos.
- Dentre outros…
Matéria-Prima e Insumos
Além do conceito de material de uso e consumo, é importante também ressaltar o que são insumos e matéria-prima. Uma vez que é comum haver uma certa confusão entre esses três conceitos.
- Matéria-prima: consiste em materiais usados diretamente na produção, para a fabricação do produto final, e que são itens fundamentais para a produção de um certo produto. A matéria-prima é incorporada fisicamente ao produto fabricado, e se torna uma parte do mesmo.
Podemos citar como exemplos de matérias-primas: rótulos e embalagens, madeira (no caso de uma indústria moveleira), tecido (para fábrica de roupas), algodão (para a indústria têxtil), e muito mais…
Tipos De Matéria-Prima:
– Mineral: que são os materiais retirados do solo, como o petróleo, por exemplo, e que será transformado em outros produtos, como a gasolina e demais derivados.
– Vegetal: é aquela extraída de plantas, como é o caso do látex, que é a matéria-prima usada na fabricação de borracha.
– Animal: carne, leite e o couro, por exemplo.
Depois de transformada, uma matéria-prima também pode continuar recebendo essa classificação, como a bauxita, que é de origem mineral. Após ser submetida a um processamento, ela dará origem ao alumínio. E este, por sua vez, após a sua consituição, se torna matéria-prima para as indústrias metalomecânicas, por exemplo.
- Insumos: é tudo o que é usado durante o processo de produção, e que pode ou não ser agregado ao produto em processo de fabricação. De certa forma, não é errado dizer que toda matéria-prima pode ser considerada como um tipo de insumo.
Certos tipos de materiais de uso e consumo também podem ser considerados como insumos, desde que eles sejam usados no processo de fabricação.
Outros itens que também podem ser considerados como insumos são ativos imobilizados, máquinas e equipamentos, se forem usados no processo de produção.
É muito comum haver um erro na classificação de materiais, onde a matéria-prima é classificada como material de uso e consumo. A classificação tem relação direta no momento de recolhimento dos tributos da empresa, podendo resultar em multa.