A Croácia – Visão Geral
A República da Croácia – mais popularmente chamada somente de Croácia – é um país que se localiza ao norte do continente europeu, ficando próximo de outros países como a Sérvia, a Hungria, a Eslovênia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. O país é ainda banhado pelo Mar Adriático, que é uma parte do Mar Mediterrâneo, e divide ainda uma fronteira marítima com a Itália, mais especificamente com uma comuna que fica no nordeste da Itália, a comuna de Trieste.
A Croácia é um país que faz parte de diversas organizações e instituições importantes para seu desenvolvimento e também para o de outros países, tanto nos aspectos sociais, quanto nos aspectos econômicos, sendo que esse último é o foco do artigo de hoje e será apresentado com mais detalhes logo abaixo. As organizações nas quais a Croácia faz parte são: o Conselho da Europa, a União Europeia, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
A extensão territorial da Croácia tem a forma parecida com uma ferradura, o que faz com que isso seja uma característica bastante peculiar do país. A região litoral da Croácia, como já foi apontado acima, é banhada pelo Mar Adriático, e ao longo de sua extensão existem vários recortes de penínsulas e baías, além das mais de mil ilhas, que acabam formando uma paisagem bastante parecida com a do litoral da Grécia, por exemplo. As principais cidades croatas são Dubrovnik, Split, Rijeka, Osijek, Karlovac e Zagreb, sendo que essa última é a capital do país.
Outra curiosidade a respeito da Croácia é a população do país, que já passou por fases bastante surpreendentes, como por exemplo na década de cinquenta, onde durante cinco anos houve uma severa guerra. Isso fez com que a população croata se estagnasse – ou seja, não aumentasse e nem reduzisse – e com o passar do tempo isso fez até com que o crescimento popular se tornasse negativo, ou seja, a população estava diminuindo, isso principalmente por causa da emigração e da grande quantidade de pessoas que buscavam se refugiar das guerras.
Atualmente a Croácia adota um regime político de uma república democrática, e isso aconteceu desde que a constituição de 1990 foi implementada, sendo que no ano 2000 o país deixou de lado o sistema governamental semipresidencialista e passou a seguir o parlamentarismo, que basicamente é um sistema que se baseia fortemente no poder legislativo. Nessa situação, o presidente da república é quem é o Chefe de Estado, e o seu mandato dura cinco anos. O presidente tem a responsabilidade de fazer a nomeação de um primeiro ministro, e ele é escolhido desde que todo o parlamento aceite e as influências políticas externas também.
Economia da Croácia
Não se pode falar a respeito de um país, sem se falar sobre a sua economia, que também é um ponto de extrema importância para a sua compreensão, e é a economia da Croácia que é o foco do artigo de hoje.
De maneira geral, a economia croata se baseia de forma fundamental em serviços dos mais diversos tipos e também na indústria, principalmente aquelas que são relacionadas aos setores navais, metal e mecânicos e químicos. Outro ramo que acaba por gerar uma receita significativa ao país é o turismo, que vem crescendo aos poucos, ano a ano. O Produto Interno Bruto – PIB do país, levando em consideração cada individuo (per capita) é de pouco mais de dezoito mil dólares, considerando também o poder de compra e sua paridade, e isso corresponde a cerca de 63% da média de toda a União Europeia.
A economia do país é pós socialista e por esse motivo, no final dos anos oitenta, se deu o inicio de toda a etapa de transição econômica, na qual a posição sempre era bastante favorável, mas que se decaiu e foi prejudicada muito significativamente, sendo que o que mais influenciou nessa queda foi a guerra, que se findou no ano de 1995.
Atualmente, os principais problemas que cercam o país dizem respeito ao desemprego estrutural, além também da insuficiente quantidade de reformas econômicas – isso declarado por economistas do país – já que para elevar esse número seria necessário passar por cima de uma grande resistência pública.
Outro ponto visto como um problema na Croácia é o sistema judicial antiquado na qual o país está inserido, e isso reflete na economia, principalmente em questões que permaneceram vidros do regime comunista que o país já viveu, como por exemplo as posses de terras estatizadas, que continuam assim até os dias de hoje. Todas essas questões tem levantado uma grande mobilização em toda a União Europeia, que pretende auxiliar nesse aspecto, incentivando reformas legais.
Ainda que existam esses problemas na Croácia, o país ainda tem conseguido observar um crescimento econômico consideravelmente rápido, já que está se preparando para fazer parte da Uinão Europeia, que é um órgão que já oferece ao país muito apoio, sendo inclusive um dos principais parceiros do país. Por esses motivos, hoje em dia a Croácia já é um país tido como possuidor de uma economia desenvolvida pelo FMI – Fundo Monetário Internacional.