Economia de Camboja: PIB, IDH e Negócios

É fato que a economia é um dos assuntos de extrema importância para o bem da nossa vida, não é mesmo? É que ela está, basicamente, atrelada a todo e qualquer tipo de atividade que a gente se atreva a fazer. Ou seja, basta a economia andar um pouquinho para trás que, imediatamente, iremos sentir todo o impacto relacionado a isso. É necessário que aprendamos a notar como funciona a máquina econômica ao nosso redor, para que soframos menos com as consequências de uma possível crise que podemos passar.

Aqui no Brasil, por exemplo, essa realidade nos persegue desde o ano de 2013, quando o país começou a entrar no que os economistas chamam de “recessão técnica”, ou seja, a economia não apresentou crescimento relevante, mas também não decaiu muito a ponto de se alarmar. Porém, com o passar dos anos, com o aprofundamento de uma crise política que já se arrastava há tempos, os índices econômicos do Brasil continuaram a cair até que, a partir de 2017 e 2018 o país reensaiou um crescimento, estando saindo, aos poucos, do buraco da crise econômica.

Apesar dos perrengues que alguns locais do nosso país estão passando por conta da crise, o Brasil é um dos países mais ricos, diversos e com potencial de crescimento em todo o planeta. Isso se deve, basicamente, por conta do grande tamanho territorial que o Brasil apresenta, bem como, também, por conta da biodiversidade animal, vegetal e mineral presente por aqui, o que posiciona o país como um dos mais importantes na geopolítica nacional.

Porém, existem outros países com características bastante singulares também. Um deles, que iremos apresentar aqui é o Camboja: você vai conhecer um pouco mais sobre o país, além de algumas informações bastante interessantes sobre a dinâmica econômica do país. Vamos lá?

O Camboja

O Camboja nada mais é do que um país soberano que está localizado na península da Indochina, que, por sua vez, está no sudeste asiático.  Tem um total em território de quase 189 mil quilômetros quadrados, o que  faz com que o pequeno país ocupe a posição de 88° no ranking dos maiores países do mundo em área. Como  o seu tamanho é bastante diminuto, é esperado que o número de habitantes também seja: 15 milhões de pessoas habitam o território do Camboja. Parece ser um número significativo, não é? Porém, só a cidade de São Paulo têm mais de 20 milhões de pessoas (isso, claro, considerando a região metropolitana).  E o nosso país, por sua vez, é habitado por mais de 210 milhões de pessoas.

O budismo é a religião oficial do país onde é praticada por mais de 95% da população Cambojana. O estado do Camboja é, na realidade, uma monarquia do tipo constitucional. O Chefe de governo do Camboja é Hun Sem que, segundo dados, governa o Camboja há mais de 25 anos.

Não se sabe muito sobre a pré história do Camboja. O que se tem notícia, na verdade, é a existência de diversos tipos de ferramentas que foram criadas utilizando o quartzo e o quartizito, encontrados ao longo do rio Mekong, um dos mais importantes para o país.

Algumas evidências apontam que, durante o período Holoceno, uma leva de caçadores-coletores habitavam o território, no qual o sítio arqueológico mais antigo e o de maior importância no país é o Laang Spean, que está localizado em Battambang. Embora não se tenha uma data precisa de quando essas ocupações ocorreram, diversas pesquisas tomadas na área, com a inclusão de escavações bastante profundas chegaram a um resultado que indica que, pelo menos desde 6 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo a região já era habitada.

Dados que retornem conhecimento do período Holoceno para a Idade do Ferro são praticamente inexistentes. Talvez, uma das descobertas arqueológicas que são mais importantes no país sejam os canais circulares, que, de acordo com análises preliminares, seriam canais de irrigação ou de drenagem, que possivelmente teriam sido construídos em 2 mil antes do nascimento de Jesus.

A Economia do Camboja

Economia do Camboja

Economia do Camboja

A economia do Camboja se baseia quase que totalmente na agricultura, sendo isso consequência da baixa industrialização que ele apresenta. Isso reflete diretamente na sua renda per capita, que é bastante pequena. Assim como a maioria dos países asiáticos, o principal produto ofertado pela agricultura do Camboja é o arroz. Esse cultivo acontece em vales fluviais bastante extensos, o que permite uma cultura constante desse tipo de cereal. Esse tipo de cultivo que é levado a cabo pela população do Camboja é a agricultura de jardinagem, na qual o uso de mão de obra é frequente, bem como, também, o aproveitamento do solo é feito em sua totalidade.

Produtos Agrícolas Produzidos no Camboja

Além do arroz, outros produtos de origem agrícola que também compõem a economia do Camboja são o café, a cana de açúcar, chá, pimenta do reino e a borracha.  Esses produtos citandos agora não são para consumo interno, sendo que a sua grande maioria é exportada para outros países.

O país experimentou um grande crescimento econômico entre os anos de 1980 e 1990, com taxas superiores a 5% anuais. Para a época, a economia do Camboja estava crescendo mais do que a média mundial, o que era um ótimo indicador. Um dos grandes responsáveis por esse aumento foi a grande leva de investidores que começaram a agir no país, contribuindo para os resultados positivos da Economia. Porém, esse movimento mostrou em baixa a partir de 1995, quando tais investimentos começaram, de fato, a ficarem escassos.

PIB e IDH

O PIB registrado em 2012 somavam mais de 36 bilhões de dólares, com um PIB per capita de 2400 dólares. Por conta de diversos problemas de ordem social, como a expectativa de vida – que no Camboja é de quase 60 anos – é considerado “médio”, com um indicador de 0,582. Outros problemas são o nível alto de pobreza, no qual 20% da população está abaixo da linha da pobreza. Os principais países que importam seus produtos são os EUA, Reino Unido, Canadá e Vietnã, além de outros.

O setor da construção civil e do turismo são os principais negócios desenvolvidos no país, que têm gerado, cada vez mais, lucros exorbitantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *