Economia Da Áustria: Pib, Idh E Negocios

A economia de diversos países pode ser totalmente diferente dependendo de como realmente o país se desenvolve. Na maioria das vezes aqueles que são industrializados são os mais desenvolvidos e, consequentemente, mais ricos. E enquanto países que ainda sobrevivem muito da agropecuária e extração de minérios, vamos dizer que a dificuldade é maior para que esses países se tornem mais ricos, por não conseguirem grande valores em seus produtos de exportação. 

Alguns países históricos são muito importantes para o desenvolvimento do mundo todo, mas ao longo do tempo acabaram se tornando apenas mais em meio a vários que se desenvolveram. Por exemplo Portugal, que apesar de ter uma economia estável, não é mais uma referência como no século XV. Outros países foram perdendo a grande importância como Portugal, mas ainda sim se mantiveram com qualidade de vida e desenvolvimento alto.

A Europa é o lugar que mais possui esse tipo de país, pois foi nesse território que muito da parte ocidental do mundo se formou. Países como Bélgica participaram ativamente das revoluções industriais, mas hoje nem ouvimos falar. Países foram essenciais na primeira guerra Mundial como a Áustria e mesmo sendo muito rica, não é mais o centro das atenções.

Áustria

Não podemos deixar de falar um pouco mais sobre esse país rico não só em desenvolvimento, mas também em belezas naturais e muita história.

É um país europeu que está localizado na Cordilheira dos Alpes e por conta disso é uma região bastante montanhosa. Dentro da Europa é um país bem central, situado entre a Suíça a oeste, a Hungria a leste, ao norte com a Alemanha e ao sul com Eslovênia e Itália. Possui nove estados e um pouco mais de oito milhões de habitantes. Não é um país grande em território, sendo cerca de oitenta e três mil quilômetros quadrados.

Mesmo com a presença da Cordilheira a Áustria possui diferentes paisagens, sendo que mais ao sul e a oeste se encontram as montanhas e mais o norte há planícies e planaltos. Essas cadeias montanhosas rendem muitos turistas para a região na época do frio para a prática de esportes como ski e snowboard.

O clima do país se divide em basicamente dois, sendo o temperado e o alpino. Menos de 35% do país possui menos do que quinhentos metros de altura, enquanto o ponto mais alto é de quase quatro mil metros. A língua mais falada por lá é o alemão, sendo que eles todas as outras línguas faladas são reflexo das influências de países que estão ao redor como o croata, esloveno e húngaro.

Historicamente falando, a Áustria surge durante o Império Romano, sendo o Reino Nórico o principal conquistador do território que pode ter passado por alguns outros colonizadores depois, como até mesmo os Romanos. Por volta de 788 d.C. o cristianismo chegou na região com a conquista do rei Franco Carlos Magno, a partir desse momento o desenvolvimento do país só cresceu o tornando uma grande potência.

Durante algum tempo se uniu a Hungria e se tornou o Império Austro- Húngaro. Essa união foi desfeita após a Primeira Guerra Mundial, em que o país se reergueu com uma república em 1919. Infelizmente ano depois se juntou a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial no regime nazista. 

Muita coisa mudou desde então, e hoje a Áustria é uma democracia representativa parlamentar.

Economia Austríaca

É o décimo segundo país quando se trata de PIB, e um dos maiores países no setor industrial, sendo bem forte na economia de maneira geral. Produzindo principalmente produtos químicos, móveis, vidros, carros, tecidos e roupas, ou seja é um país auto suficiente não precisando de muitas importações.

Além da área industrial, exportação de produtos do primeiro setor também ocorrem como madeira, ferro, aço e têxteis. Outra forma de sustento no país é o turismo, que oferece principalmente no inverno lugares aconchegantes. Isso tudo retrata como o padrão de vida das pessoas são bem alto.

Sem dúvidas a Alemanha é o seu maior parceiro e está presente na União Europeia. Viveu grande parte do regime socialista, a qual tornou muitas empresas nacionais, com o término desse período a privatização foi essencial para o desenvolvimento.

É um país que já passou por muitas guerras, mas se manteve em um padrão muito bom, sendo bem atrativo até mesmo para morar. Quem nunca pensou em visitar Viena?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *