Faturamento de Panificadoras Cresceu em 2010

De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP) o faturamento do setor no ano passado teve um crescimento da ordem de 14% o que totalizou um faturamento de R$ 56,3 bilhões de reais sendo que no ano de 2009 esse faturamento foi de R$ 49 bilhões de reais e na ocasião também apresentando crescimento de 12,6% em relação ao ano de 2008.

Reflexo nos Postos de Trabalho

A verdade é que esse crescimento que vêm sem do observado na indústria panificadora está se refletindo de maneira muito positiva na medida em que além do crescimento do setor tem resultados que vão alcem desse crescimento uma vez que os postos de trabalho neste segmento vêm tem dos aumentos constantes.

O Crescimento

Só no ano passado foi um total de 50 mil vagas abertas representando um aumento de 3,4% em relação a 2009 sendo que destas vagas apenas a metade acabaram sendo preenchidas por falta de não de obra especializada.

Demanda Resulta de Modernização

De acordo com Marcio Rodrigues que é o coordenador nacional do programa de Apoio a Panificação (PROPAN) essa demanda veio como resultado de uma modernização das padarias, da complementação que vem sendo feita com restaurantes e lancharias e também da oferta de uma variedade maior de produtos.

Melhorias

Entretanto de acordo com os dados fornecidos por Rodrigues o ano foi encerrado com uma defasagem de nada menos do que 25 mil vagas e isto simplesmente pelo fato de não haver mão de obra qualificada para ocupar os postos de trabalho que foram oferecidos, mesmo assim o faturamento de panificadoras cresceu em 2010 alcançando um faturamento que foi bem além das expectativas que se tinha para o setor.

Geração de Mão de Obra é Desafio

A indústria da panificação é responsável por 758 mil empregos diretos e 1,8 milhões de empregos indiretos. A realidade é que o numero de postos de vendas, a oferta de novos serviços como almoço e café da manhã e a ampliação dos tipos de produtos oferecidos foram responsáveis por uma demanda muito grande quanto a contratação de novos funcionários.

Emprego

Em São Paulo existem casos de certas empresas que abriram e se viram obrigadas a levar consigo funcionários de outros estados. A geração de mão de obra é hoje um grande desafio de acordo com Rodrigues que acredita que não vai adiantar qualificar mão de obra para o setor se as em presas não tornarem os ambientes atrativos para que os jovens queiram aí permanecer.

Outros Dados Fornecidos

De acordo ainda com os dados da ABIP, o país tinha em 2010 63,2 mil padarias sendo que destas 20% se encontravam na informalidade, apenas 5% lideram um processo de modernização neste setor, 27% estão estagnadas, 22% são emergentes e 25% são conservadoras tendendo ao desaparecimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *