Poupança Ou Aplicação

Quando se deseja investir um dinheiro que sobra em algo, geralmente a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas, principalmente das leigas, é investir na poupança. Isso acontece porque esse é um dos investimentos mais populares do nosso país. Porém, esse tipo de investimento mal repõe as perdas que acontecem devido a inflação, então outras aplicações podem oferecer um retorno ainda melhor e ainda assim possuírem um risco bem baixo.

A Poupança

Possuir uma conta poupança já é uma maneira de se investir um dinheiro, e isso independe se já se possui uma quantia significativa para ser investida, ou se irá começar com um valor mais baixo. A poupança pode sim ser considerada um investimento porque o valor que ali foi depositado, sempre irá aumentar um pouco, desde que não seja sacado com frequência.

Ela funciona basicamente da seguinte maneira: a pessoa inicialmente realiza um depósito e passado um mês do dia do depósito o dinheiro terá crescido um pouco, de acordo com uma taxa que é pré determinada pelo governo, e isso faz com que a taxa seja a mesma em todos os bancos, assim, não faz diferença qual o seu banco de preferência, é possível abrir a conta poupança em qualquer uma delas, pois o rendimento será o mesmo, tanto no Banco do Brasil, quanto na Caixa Econômica Federal ou no Bradesco, por exemplo.

O rendimento da poupança é de meio por cento mais um valor que foi definido pelo governo, como foi dito acima. Esse valor é chamado de Taxa Referencial, ou TR, e como ela é muito pequena atualmente, ela não interfere quase nada no lucro da poupança. Por isso de modo geral, se costuma falar que a poupança rende no mínimo meio por cento ao mês.

Para otimizar o rendimento da poupança existem algumas dicas, como por exemplo guardar dinheiro com uma certa frequência e tentar concentrar os depósitos em um mesmo dia e também saber qual a data de aniversário da conta. Também é necessário se atentar para quando for muito necessário realizar um saque, fazê-lo após um mês do último depósito. Esses são meios de usar melhor essa conta.

Por ser uma conta diferente e sem taxas, a conta poupança funciona de maneira distinta a uma conta corrente, oferecendo menos serviços, mas ainda assim, coisas básicas e de modo gratuito, sendo indicado para quem não quer pagar taxas. O titular da conta poupança tem direito a realizar dois saques por mês, seja no caixa eletrônico ou no atendimento do banco. Tem direito também a duas transferências mensais para alguma outra conta de mesmo nome. Além disso também é disponibilizado um extrato detalhado da movimentação da conta até dia 28 de fevereiro de cada ano correspondendo ao histórico do ano anterior e dois extratos mensais que fornecem informações das movimentações de trinta dias passados a retirada do extrato. E por fim, o titular também tem direitos a consultas online.

Poupando Moeda em um Pote de Vidro

Poupando Moeda em um Pote de Vidro

Como foi possível perceber, a poupança é um investimento seguro, porém com uma rentabilidade baixíssima. Então,  muitas pessoas optam por seguir outros caminhos e realizar outras aplicações, e elas serão citadas abaixo.

Aplicações Melhores Do Que a Poupança

A maioria dos outros investimentos tendem a bater facilmente a poupança, por isso muitas pessoas não enxergam motivos para continuar com esse tipo de aplicação. Abaixo serão apresentadas algumas outras alternativas à poupança.

– Certificado de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma excelente alternativa à poupança, principalmente por seu bom rendimento e por seu leque de tipos. Ele é bastante recomendado para iniciantes, por ser simples, mas de modo geral atrai também os investidores experientes.

– Tesouro Direto:

É um investimento bastante semelhante ao Certificado de Depósito Bancário, porém o que diferencia é o fato de que o emissor não é o banco, mas sim o próprio governo federal. Isso confere uma imensa segurança para esse investimento e seu valor mínimo para investir é consideravelmente baixo, sendo a partir de cem reais.

Tesouro Direto

Tesouro Direto

Existem dois principais tipos de tesouro direto, o Tesouro Selic – que rende a taxa Selic a curto prazo – e o Tesouro IPCA – que rende de acordo com a inflação mais uma determinada taxa, e é de médio a longo prazo). Por fim há o Tesouro Prefixado, que tem uma taxa que não muda.

– LCI e LCA

LCI e LCA

LCI e LCA

Essas são as siglas correspondentes as Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliária, que são maneiras de capitalizar algumas partes do mercado com dinheiro dos investidores. Esse tipo de investimento conta com um incentivo governamental, ficando isentos da cobrança do Imposto de Renda.

– Letra de Câmbio

Esse tipo de investimento não é isento de Imposto de Renda, mas ainda assim conta com uma ótima rentabilidade. Ela conta com uma taxa de rendimento bastante competitiva e assim é melhor que a poupança a longo prazo.

– Fundo de Renda Fixa

Fundo de Renda Fixa

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de investimento acabam por ser opções mais completas. Neles é necessário que se faça um aporte e se torne cotista, e com isso não acontece apenas a compra de ativos, mas sim a contratação da gestão da instituição que administra o fundo. O Fundo de Renda Fixa é uma opção conservadora e possui um bom rendimento e uma boa liquidez.

– Fundo Multimercado

Esse fundo é um pouco mais agressivo e por isso, não é indicado para investidores mais conservadores. Ele tem como base a mistura de ativos de renda fixa com investimentos em renda variável na Bolsa de Valores, trazendo assim a melhor rentabilidade possível. Nesse caso não é indicado também que se aplique todo o dinheiro, pois os resultados dos primeiros meses podem ser negativos.

– Debêntures

Assim como o Certificado de Depósitos Bancários e o Tesouro direto, essa aplicação também é um título de dívida, porém, nessa situação os emissores são empresas que necessitam de recursos para seus projetos. Os debêntures podem ser simples ou conversível em ações. Eles são um pouco mais completos que a poupança, mas o rendimento é bem mais elevado.

Debêntures

Debêntures

– Certificado de Operações Estruturadas

O Certificado de Operações Estruturadas, ou COE, é um investimento com uma excelente rentabilidade quando comparada a poupança e que possui um baixo risco. Ele permite que os investimentos sejam mais lucrativos e complexos.

Antes de escolher qual aplicação investir, é importante que haja bastante estudo e se for necessário o auxilio de uma pessoa mais experiente ou de um profissional, o que aumenta bem mais a possibilidade de sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *