Aula de Economia

Muitas pessoas buscam cada vez mais deixar de ser absolutamente leigas em assuntos ligados à economia e a educação financeira, então, cada vez mais as pessoas buscam aprender economia, tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito internacional, buscando aumentar o conhecimento de uma área que pode ser muito complicada para a maioria das pessoas.

É possível encontrar online diversos cursos de economia, que podem até mesmo serem gratuitos, ou ainda várias vídeo aulas que professores, mestres e até mesmo doutores transmitem seu conhecimento em determinada área, de forma a também expor suas opiniões e seus pontos de vista. Com certeza não é essa a melhor maneira de se aprofundar nesse tema, pois não é possível ter um contato direto com o aluno, tirar suas dúvidas, etc… Mas já é um ótimo começo para quem deseja dar os primeiros passos no tema.

Educação Financeira nas Escolas

É claro e evidente que de maneira geral, nós brasileiros, temos uma base muito fraca sobre todo o aspecto financeiro, os jovens – e até mesmo os adultos, muitas vezes – não sabem o suficiente sobre dinheiro, então uma coisa que várias vezes já foi discutida e pensada é a implementação de uma disciplina escolar, que ajudaria além de tudo, na melhor compreensão do mundo.

A Alemanha é um exemplo de país que já é adepto a essa disciplina em sua estrutura curricular, e isso desperta bastante inspiração em vários países. Lá, os alunos – que são crianças e adolescentes – se mostram muito interessados, já que são implementados temáticas e situações de seu próprio dia a dia no ambiente de estudos, e tudo o que é mais palpável, acaba despertando maior empenho. As receitas, as despesas, as mesadas e o custo de vida de modo geral, todos esses são assuntos do contexto econômico que podem ser abordados em uma aula, já que em uma sociedade globalizada e complexa como a nossa, podem acabar sendo difíceis de entender.

Um professor de finanças alemão já afirmou o quanto os temas econômicos são fundamentais na vida de todas as pessoas atualmente, e que cada vez mais eles se tornam mais relevantes. É exatamente por isso, que principalmente os jovens, devem ter maior clareza sobre esses temas, já que todos lidam ou irão lidar em algum momento frequentemente com transações financeiras, contratos de serviços que lidam com dinheiro, compras físicas ou online, que com dois cliques já podem ser realizadas, entre muitas outras situações.

Os professores devem ver em mente ao ensinar temáticas do tipo, que precisaram mais do que apenas aplicar conceitos, mas sim, transmitir uma sensibilidade dos alunos para o dinheiro, explicando desde a importância de se manter as contas e as obrigações em dia, até a economizar, utilizar conscientemente os cartões de crédito e débito, entre várias outras coisas. Posteriormente, isso acaba gerando um reflexo amplamente positivo na sociedade como um todo, já que conscientes, as pessoas acabam sendo menos inadimplentes – o que é um problema no nosso país atualmente, inclusive.

Também é muito interessante que nessas disciplinas, os professores façam paralelos e ligações entre economia e história, e que apontem o quanto esse contexto pode trazer benefícios e várias outras consequências para a sociedade de modo geral, como o que já foi citado acima. Outros pontos a serem levantados são o desemprego, as crises, as altas e baixas da inflação, e diversas outras coisas do dia a dia. Isso faz com que os alunos se tornem cada vez mais críticos, os levam a entender também um pouco mais sobre política, tornando – os eleitores conscientes e também pode até leva – los a pensar em uma profissão  e uma faculdade, por exemplo.

Crianças Estudando Educação Financeira

Crianças Estudando Educação Financeira

Desde 2015 existem cerca de três mil escolas públicas do Brasil que recebem livros e materiais informativos e didáticos a respeito de educação financeira, e isso já é um ótimo passo para nosso país, que até pouco tempo, nem tinha perspectiva de imaginar uma sala onde fosse possível aprender algo fora da grade oficial, tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Esses livro servem como um experimento piloto, e pra orientar um aprimoramento das metodologias e dos materiais que possam vir a ser utilizados nesse sistema de ensino.

O programa que oferece esses livro também pensa em treinar os professores, para que eles possam transmitir os ensinamentos, da maneira mais ideal e real possível, assim como os aspectos que já foram citados acima. Educar financeiramente as pessoas só gera aspectos positivos, tanto para o indivíduo particularmente, como para a sociedade como um todo.

Cursos Online

Enquanto não são de fato implementadas esses tipos de disciplinas em todas as escolas, ou para pessoas que já terminaram seus estudos mas ainda assim não possuem nenhum tipo de base sobre economia e finanças, é possível encontrar pela internet vários cursos online, que podem tanto servir como algo mais pessoal, quanto ser um diferencial e uma alavanca na carreira. Abaixo serão citados alguns desses, que melhor ainda, são totalmente gratuitos:

  • – Capacitação sem custos;
  • – Introdução à Economia Gerencial;
  • – Gestão de projetos: A base do sucesso;
  • – Capitalismo Consciente;

Vale a pena a pesquisa e a busca por todos esses, e ainda outros que podem aparecer na internet, já que conhecimento nunca é demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *