Outsourcing

Então, o que é terceirização? A terceirização é a contratação de uma outra empresa ou pessoa para fazer uma função específica. Quase toda organização terceiriza de alguma forma. Normalmente, a função a ser terceirizada é considerada pouco atraente para o negócio. Uma companhia de seguros, por exemplo, poderá terceirizar suas operações de zeladoria e paisagismo para empresas especializadas nesses tipos de trabalho, uma vez que não estão relacionadas com o ramo dos seguros.

Outsourcing: A Terceirização

O Início

Embora a terceirização esteja em torno da especialização do trabalho enquanto a existência do mesmo se torna necessária, na história recente, as empresas começaram a empregar o modelo de terceirização para realizar as mais diversas funções, tais como folha de pagamento, faturamento e entrada de dados. Esses processos poderiam ser feitas de forma mais eficiente e, portanto, mais rentáveis, por outras empresas com ferramentas especializadas, instalações adequadas e pessoal especializado.

Rescisão

Outros Tipos de Outsourcing

A terceirização de processos de negócios abrange o centro da terceirização, conhecida como terceirização de recursos humanos (HRO), finanças e contabilidade, terceirização de processamento e reivindicações. Estes contratos de terceirização envolvem contratos anuais que podem chegar a centenas de milhões de dólares. Freqüentemente, as pessoas que executam o trabalho internamente para a empresa cliente são transferidos e tornar-se trabalhadores para o prestador de serviço. Algumas empresas que são ágeis em curto tempo, como os editores de software, utilizam o que o mercado chama de multisourcing – utilizando tanto a nível interno e ao pessoal prestador de serviços – a fim de acelerar o tempo de lançamento de um determinado projeto. Eles contratam um grande número de prestadores de serviços para lidar com quase todos os aspectos de um novo projeto, desde a concepção do produto, a codificação do software, testes, à localização, e até mesmo o marketing e as vendas.

Etapas

O processo de terceirização em geral, compreende quatro etapas: 1) o pensamento estratégico, para desenvolver a filosofia da organização sobre o papel da terceirização de suas atividades, 2) avaliação e seleção, para decidir sobre os projetos adequados para esta atividade e locais potenciais para o trabalho a ser feito e prestadores de serviços para fazê-lo; 3) O desenvolvimento do contrato, para trabalhar a gestão legal, preços e acordo de nível de serviço e 4) a terceirização, para aperfeiçoar a relação de trabalho existente entre o cliente e os prestadores de serviços.

Contrato

Em todos os casos, o sucesso do outsourcing depende de três fatores: o apoio de nível executivo na organização do cliente para a missão da terceirização, a comunicação ampla dos trabalhadores, e a capacidade do cliente para gerenciar seus prestadores de serviços. Os profissionais de outsourcing na carga do trabalho sobre o cliente e o fornecedor precisam de uma combinação de habilidades em áreas como a negociação, comunicação, gestão do projeto, a capacidade de entender os termos e condições dos contratos e acordos de nível de serviço, e, acima de tudo, a vontade de ser flexível com o negócio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *