Nos últimos tempos vem chamando a atenção de pessoas ligadas ao setor varejista o grande número de aquisições e fusões que vem ocorrendo neste segmento sendo que se vem observando que o setor de consumo nos últimos dias tem sido alvo quase que se uma aquisição em cada dia.
Liderando Movimento
Para que se tenha uma idéia mais exata do aumento de aquisições no setor de varejo basta que se diga que no intervalo de apenas cinco dias que foi de 30 de agosto até o dia 3 de setembro os Fundos de Investimentos em Participações Acionárias (private equity) vem liderando todo esse movimento de compra e fusão e fizeram o anuncio de nada menos do que quatro negócios nesta área nestes cinco dias.
Compra de Maior Relevância
Entre todos os negócios realizados na semana entre aquisições e fusões de pequena ou grande importância a mais relevante de todas foi à compra do Burger King que é uma rede americana de fast food efetuada pelo 3G que é de propriedade dos empresários brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira sendo que Jorge Paulo Lemann é o responsável pelo comando do grupo.
Não resta a menor dúvida do quanto foi intensificado o movimento de aquisições e fusões nesse setor de varejo e consumo, liderado como já foi dito pelos Fundos de private equity.
Previsões Futuras
De acordo com parecer de Luiz Eduardo Henriques que na Fundação Dom Cabral é professor em estratégia, em inovação e competitividade fez uma avaliação no que se refere às aquisições efetuadas pelos Fundos de Investimentos em Participações Acionárias e acredita que até o final deste ano estas aquisições deverão acontecer cada vez com maior freqüência. Segundo o professor Luiz Henriques as previsões são de que daqui em diante as aquisições sejam de no mínimo uma a cada semana.
Esperando o Sinal Verde
Segundo a avaliação de um executivo do setor de fusões e aquisições esse numero poderia ser maior não fosse o fato de algumas grandes empresas como é o caso do Grupo Pão de Açúcar e da BR Foods ainda estarem aguardando que suas fusões recentes sejam julgadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Assim que a autoridade antitruste de o sinal verde para as fusões o apetite dessas empresas deverá se tornar mais moderado com o objetivo de evitar que se torne inda mais complexo o julgamento de tais ações. A BR Foods é o resultado da fusão feita entre Sadia e Perdigão enquanto que o Pão de Açúcar fez a união dos negócios da Casas Bahia com a rede Ponto Frio no que se refere ao varejo de eletrônicos de consumo. Negócios de grande importância que aguardam apreciação.