Queda nas Vendas de Veículos

A queda no número de vendas de carros e veículos comerciais leves, ocorrida no mês de maio, já era de se esperar e por isso não constitui nenhum tipo de novidade. Segundo números divulgados por pessoas com acesso aos registros de emplacamentos essa queda foi em torno de 10% se comparadas às vendas registradas no mês de abril e praticamente se mantiveram estáveis se formos relacionar com o mês de maio do ano passado.

Queda

Os Números

Os números sobre a queda nas vendas de veículos ainda precisam ser confirmados pelas associações representantes do setor que são a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), mas até o momento os números divulgados são de 235.893 unidades no mês de maio, quando em abril as vendas foram de 262.203 unidades e em maio de 2009 foi de 237.464 unidades. Por dia útil a média da vendas em maio ficou em 11.233 veículos o que representa uma queda de 14,3% se comparada com o mês de abril que registrou vendas de 13.110 unidades por dia útil.

Recorde de Vendas

O mês de março registrou um recorde histórico nas vendas do setor, impulsionado pelos incentivos que o governo federal concedeu a indústria automobilística como medida para ajudar o setor a sair da crise financeira mundial acontecida em 2008. A verdade é que isso surtiu um grande efeito fazendo com que as vendas de automóveis explodisse e os licenciamentos de veículos novos vinham a meses registrando crescimento. Entretanto desde que terminou a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que todos já esperavam que houvesse essa retração tanto em abril quanto em maio, depois do forte movimento antecipando compras de carros com o anuncio de que os incentivos deveriam terminar.

Incentivo

Liderança nas Vendas

No mercado a liderança de vendas no mês de maio ficou com a Fiat, que participou com nada menos do que 23,3% do total de vendas com 54.952 veículos vendidos entre automóveis e comerciais leves. Esse número indica que em relação a abril houve uma queda de 6,6% e em comparação a maio do ano passado a queda foi de 9,4%. Quanto a Volkswagen o número de vendas apurado foi de 54.384 unidades com uma queda de 1,8% em relação ao mês anterior e a General Motors teve 46.532 veículos com emplacamentos registrados e uma queda que chegou a 7,3% em relação ao mês de abril. Mesmo com a queda momentânea, se considerarmos o acumulado deste ano temos em torno de 1,25 milhões de comerciais leves e automóveis emplacados, o que representa um crescimento de 13,6% em relação a período igual do no passado. O que acontece é apenas uma acomodação do setor com o fim dos incentivos.

Lider

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *