A Função do Economista

Ainda hoje é bastante confusa a função do economista e isto vem de longa data se arrastando através dos tempos quando esse profissional assumia o papel de contador, administrador, estatístico, programador e algumas outras atividades das quais se encarregava no exercício de sua profissão. Ao assumir atividades que não eram inerentes a sua real profissão o economista acabou gerando dúvidas sobre o seu verdadeiro papel, sobre quais as funções que realmente competiam a ele desempenhar. Com o passar do tempo as profissões de administrador, de contador, do estatístico e do programador foi sendo assumida pelos profissionais que verdadeiramente tinham a formação e a competência para o desempenho destas e com isso cada vez mais foi pairando dúvidas sobre as reais funções que caberiam ao economista. Hoje com as empresas cada vez mais empenhadas no desenvolvimento e cuidando da saúde financeira, o mercado começou a investir nas carreiras destes profissionais.

A Função do Economista

Informação Correta

Com o aumento da procura por estes profissionais foi que as atividades de cada um começaram a se delinear melhor e para o economista então ficou clara a sua função como de orientação sobre problemas econômicos servindo tanto aos governos como as empresas privadas. Num momento em que as verdadeiras atividades de muitas destas profissões que antes eram confusas estão se consolidando é fundamental a importância da informação especialmente quando se pretende contratar um profissional que possa encontras as soluções para problemas difíceis em determinadas áreas de uma empresa. Diante de toda essa confusão que sempre reinou quanto às atividades desses profissionais é preciso que se fique alerta na hora de contratar para que não se cometam erros que podem trazer resultados desastrosos. Na verdade o economista está acima de todos os outros citados como o contador, administrador, gerente e inúmeras outras profissões, pois cada vez mais as pessoas estão se especializando para assumir atividades especificas individualizando as soluções para os diferentes problemas.

Conceito

Competência do Economista

Ao economista compete estudar a dinâmica de uma empresa buscando direcionar seus recursos de maneira a promover o crescimento desta e também proporcionar a tranquilidade e bem-estar de seus funcionários e de consumidores. Buscar o equilíbrio econômico deve ser sempre seu maior objetivo e para isso é preciso tornar viável todas as questões econômicas que possam surgir em uma firma. Muitas empresas recuperadas hoje dos graves problemas enfrentados durante a crise por que passou a economia brasileira, por certo teve o suporte de um bom economista para solucionar seus problemas.

Descrição

Sucesso Empresarial

A contratação de um profissional competente muitas vezes pode ser o diferencial para o sucesso de uma empresa seja ela pública ou privada uma vez que é preciso ser eficiente na área para conhecer todos os macetes necessários para contornar uma crise e especialmente ter conhecimento de como progredir na economia usando métodos adequados a cada situação em particular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi meu nome é Angela tenho 31 anos e quero começar o curso de ecomomia, muitos me falaram que talvés seja melhor um curso menos complexo pois já tenho 31 anos. Estou um pouco perdida sobre a realidade desta profissão, gostaria de conversar com um economista e saber as reais possibilidades do mercado de trabalho e a realidade da função do economista no dia a dia, qual funçao foi desempenhar no mercado, obrigada.
    Ângela.

    Ângela bastos 23 de setembro de 2010 12:26
  • Ola!eu sou Young Brás estudante universitário do curso:Economia estou aqui pra dar o meu contributo no que diz respeito a função do economista e predigo ja que o economista tem a função de analisar os factos patrimoniais de uma empresa.

    José Brás 30 de novembro de 2012 18:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *