Insegurança sobre muitos assuntos em torno da economia gera desconforto em reunião do G20 onde Barack Obama, presidente dos Estados Unidos já se manifestou afirmando ter ainda o G20 um grande trabalho a ser feito em relação a economia global e que um modelo para um crescimento equilibrado ainda não foi acertado até o momento.
Esses comentários do presidente americano foram feitos depois de uma reunião que ele teve com o presidente da Indonésia e chegou junto a críticas feitas pela China em relação às políticas monetárias norte- americanas. A verdade é que o G20 precisa com urgência de um sistema que possa funcionar no equilíbrio das economias.
Alerta Veio de Pequim
Faltando apenas dois dias para a cúpula do G20 em Seul, um alerta foi feito por Pequim dizendo que os Estados Unidos podem trazer o desequilíbrio da economia mundial provocando bolhas de ativos. Ao lado do presidente da Indonésia, Obama disse que todos ainda têm muito trabalho pela frente e que uma das principais medidas nesse momento é a aplicação de medidas adicionais como forma de encorajar o crescimento equilibrado e de forma sustentável.
Ainda segundo palavras do presidente americano o crescimento equilibrado ainda não foi atingido pelas economias mundiais e observou, entretanto sem citar nomes que existem países que com o objetivo de tirar vantagens estão fazendo intervenções nada usuais nos mercados cambiais. A verdade é que hoje temor de guerra cambial marca reunião do G20 e se ele falhar nas medidas a serem tomadas, o cambio pode gerar uma guerra comercial.
China é Causa de Polemica
As vésperas da reunião do G20 os Estados Unidos e a China se atacam e Obama se manifesta sobre o assunto afirmando que os estados Um idos não estão com pretensões para conter a China. Enquanto isto a China cria expectativas em relação a juros mais elevados e o editor da “Economist” acredita que Brasil deva fazer pressão sobre a China por causa do cambio. Segundo Obama o G20 não pode progredir em todos os pontos de uma só vez. Os Estados Unidos desejam o sucesso e prosperidade da China, pois para os norte-americanos é ótimo que os chineses continuem nesse caminho.
Parceria é Inaugurada
Uma parceria muito ampla foi inaugurada por Obama e Yudhoyono onde se inclui cooperação em segurança, clima, energia, entretanto não foram dados detalhes dessa parceria e nem foram anunciados investimentos específicos a não ser o valor de US$ 165 milhões de dólares que os Estados Unidos direcionaram para a educação na Indonésia que é a maior economia do Sudeste da Ásia e sendo um mercado em expansão se torna um dos focos dos Estados Unidos com objetivos de dobrar as exportações.