Efeitos da Crise Grega no Brasil

Os analistas de economia não podem definir a severidade dos efeitos da crise grega no Brasil, mas há um clima de otimismo no ar, pois nos encontramos em condições relativamente favoráveis se considerarmos a economia de forma mais ampla, e sendo assim existem grandes possibilidades de resistir à piora notável do cenário econômico internacional. As reservas do Brasil são de aproximadamente 250 bilhões de dólares, e, além disso, a nossa dívida pode até ser considerada modesta se comparada ao parâmetro de outros países mais problemáticos. Podemos dizer que o nosso país não se encontra no mapa de preocupações de investidores internacionais. De modo geral falamos apenas em probabilidades, mas os analistas dedicados ao estudo dos impactos possíveis da crise da Grécia em nosso país são praticamente unânimes quanto ao fato de que a situação vai depender especialmente da forma como esta mesma crise irá afetar a situação econômica da Europa.

História

Perspectivas

Se houver uma desaceleração muito forte no crescimento econômico da Europa, poderíamos ser afetados no que se refere ao comércio internacional, mas nada muito grave. O maior risco consiste na possibilidade de que, o desequilíbrio da economia européia venha desestruturar outras regiões e desta forma o desequilíbrio seria geral, portanto os efeitos diretos não são o perigo, mas sim os efeitos indiretos desta crise.

Economia

Crise

Na crise global dos anos de 2008 e de 2009 ocorreram três elementos principais: fuga de capital para o epicentro da crise, Estados Unidos; contração global dos créditos e colapso de preços de commodities. Na crise atual podemos notar que ocorreram a fuga de capital e o colapso de preços, mesmo que em dimensões diferentes. Assim, a fuga de capital para os Estados Unidos está gerando o fortalecimento do dólar. Por outro lado poderá haver uma desvalorização da nossa moeda frente à valorização da moeda americana.

Efeitos da Crise Grega no Brasil

Abrangência

Existe a possibilidade de que a crise se mantenha na Grécia, sendo assim os o problema seria de menores proporções, mas ainda que se alastre o estrago já é bastante conhecido e isto é um importante ponto a favor, pois na última crise o medo de sua abrangência tornou-se um problema maior do que a crise em si mesma, pois disseminou o pânico. Aparentemente o Brasil não precisa se preocupar, pois não existem grandes empresas com perspectivas de perdas muito vultosas como ocorreu durante a última crise econômica. A situação um pouco mais estável da economia americana também ajuda a tornar a atual crise econômica menos ameaçadora, pois o sistema bancário dos americanos não se encontra endividado como é a situação da Europa. Para o entendimento de investidores internacionais nosso país se encontra em situação estável por não estar publicamente endividado e isto é um diferencial muito positivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *