As Transformações Da Sociedade Econômica

A economia – a ciência que estuda a obtenção e utilização dos recursos materiais – encontra-se presente em todo o nosso cotidiano, de mais ou menos expresso. Ao observarmos a História Geral da humanidade, podemos apontar diversas formações da sociedade econômica, diversas formas que indicavam o modo como a economia fazia parte do cotidiano dos indivíduos, até chegarmos à situação atual.

Economia

Economia

Embora a economia estudada e entendida como uma ciência só tenha surgido modernamente, é possível observar, desde os primórdios da humanidade, com os primeiros pensadores, um esboço político-econômico da sociedade. As contribuições inicias à formulação da sociedade econômica antiga e para principais diretrizes futuras a serem traçadas, foram dadas por Aristóteles.

Em seu livro “A Política” Aristóteles analisa as diversas formas de Estados a que uma sociedade pode se moldar – entre eles, a democracia, que era o regime vigente em sua época, com traços bem diferentes do que entendemos por democracia contemporaneamente.

Transformacoes

Transformacoes

Ao analisar as formas de Estado, Aristóteles também passou pelo estudo da propriedade, pelo modo como esta se organiza entre as pessoas, bem como pela acumulação de riquezas, assunto que para os economistas contemporâneos pertence à economia.

Já na Idade Média, os pensadores da época, que viviam em uma sociedade com valores fortemente influenciados pelo cristianismo e pela Igreja e com o modo de produção baseado pelo sistema feudal, foram fortemente influenciados por estes dois fatores.

A exemplo disto, vemos que a economia da época, segundo o seus teóricos – como é o caso de Tomás de Aquino, deveria ser baseada no preço justo, com o valor final do produto exatamente equivalente ao seu custo de produção, sem o acúmulo de lucro, fato que se ocorresse seria contrário aos preceitos cristãos.

Após este período, na época do iluminismo e até contemporaneidade, inúmeros foram os teóricos que definiram as sociedades de suas épocas, que traçaram diretrizes apontando para onde a economia estava caminhando e que idealizaram em suas obras sistemas de sociedades econômicas que, em suas visões, atendiam plenamente às necessidades humanas.

Para citar alguns teóricos das mais diversas correntes, temos: Thomas Mun, John Locke, Adam Smith, Edmund Burke, Thomas Malthus. John Stuart Mill, Karl Marx, John Keynes, Amartya Sen, Paul Krugman, entre inúmeros outros, e embora alguns não sejam considerados propriamente economistas, contribuíram para a formulação de teorias econômicas.

Dentre as diversas teorias, acompanhando o desenvolvimento histórico da sociedade econômica na esfera global, é importante notar as transformações sociais constantes que ocorrem, de modo que um determinado sistema econômico não mais se adapte plenamente.

Sociedade Economica

Sociedade Economica

Atualmente, vivemos em um modo de produção capitalista, mas nem sempre houve esse sistema econômico, e o próprio capitalismo tomou rumos diversos do pretendido por seus teóricos. Deste modo, é importante notar que a sociedade econômica, assim como os diversos outros aspectos da sociedade e da vida humana, estão em constante transformação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *