Você já deve ter ouvido a máxima de que a propaganda é a alma do negócio, saiba que no que diz respeito a suas relações pessoais e profissionais essa máxima também se mostra válida. Quando estamos falando de pessoas podemos pensar nas ferramentas de marketing pessoal.
O bom uso do marketing pessoal pode contribuir para valorizar e alavancar as suas qualidades. Todo mundo tem competências que se destacam dos demais e o grande segredo para ter sucesso é saber divulgar da maneira correta essas habilidades. Para conseguir importantes realizações no ambiente profissional é necessário ter inteligência emocional e qualificação. A seguir vamos dar dicas de como usar o marketing a seu favor.
Encontrando o Seu Lugar
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e para ter um lugar para chamar de seu é necessário saber como se “vender”. Na tentativa de conquistar o seu espaço é necessário mostrar que se têm qualificações e que se tem características que outros profissionais não possuem.
É nesse contexto que surgem as ferramentas do marketing pessoal com o objetivo de promover os indivíduos. Se você souber como usar essas ferramentas conseguirá um lugar de destaque e terá mais chances de se dar bem diante da concorrência. Saiba como mostrar aos demais os seus talentos.
Paralelo com o Marketing
Para quem ainda acha muito abstrato o conceito de marketing pessoal vale a ressalva de que ele funciona de forma parecida com o marketing convencional. Isso significa que tão importante quanto estar com uma boa aparência externa é estar com tudo certo no seu interior. Dessa forma devemos prestar atenção em nossa apresentação pessoal e também na maneira como nos comunicamos. São os nossos cartões de visita.
Usando o Marketing Pessoal a Seu Favor
Uma questão que aparece para muitas pessoas que estão em busca de usar essas ferramentas a seu favor é de que maneira não parecer exibicionista e acabar incomodando as outras pessoas. Se destacar negativamente como alguém que só deseja aparecer a qualquer custo não é bom. Saiba que é possível encontrar um equilíbrio para que o marketing pessoal funcione somente como seu aliado.
O principal segredo para não errar a mão na hora de fazer o seu marketing pessoal é ser você mesmo, isto é, não criar um personagem com uma personalidade ou características que não sejam adequadas. Quando alguém tenta transparecer ser algo que não é soa falso e dissimulado, isso desagrada em cheio os colegas e os superiores também.
Ter um bom autoconhecimento pode te ajudar a encontrar respostas para quais são os seus pontos fortes e quais são os seus pontos fracos. Entenda que reconhecer que tem pontos fracos irá te ajudar a encontrar tudo aquilo que deve ser trabalhado para melhorar. O mais importante é passar uma imagem positivo para si mesmo, pois assim é a imagem que outros terão de nós.
Use o Marketing com Todos
Erra feio quem pensa que o bom marketing pessoal deve ser usado somente com a diretoria da empresa. As boas relações que construímos com todos nos ajudam a ter oportunidades além de que é melhor ser bem quisto do que aquele funcionário de quem ninguém gosta, não é mesmo?
Iniciativa
Uma das palavras-chave mais importantes quando se trata de se vender como um bom profissional é iniciativa, pois ela ajuda a demonstrar que você é um profissional que tem interesse em crescer na empresa. As pessoas simpatizam com aqueles que têm motivação para fazer sempre mais e melhor. Se você demonstra bom humor e positivismo mesmo nos momentos mais complicados conquistará muito mais pessoas.
Atenção ao Comportamento
O marketing pessoal tem como principal ferramenta a boa relação com os demais e isso só pode ser obtido se você mantiver um bom comportamento. Basicamente isso quer dizer não causar má impressão nas outras pessoas. Nunca fale mal dos seus colegas para outras pessoas mesmo que acredite estar conversando com alguém de confiança.
A fofoca é como fogo na plantação, se espalha numa velocidade incrível e os estragos feitos não podem ser reparados. É próprio do ser humano ter as suas impressões a respeito das outras pessoas em especial daquelas com que trabalhamos, mas controle-se e guarde essas impressões para si mesmo.
Sinceridade e Clareza
Chegamos também ao ponto de falar a respeito da sinceridade e clareza, não fale mal das pessoas pelas costas, mas tente sempre dizer as coisas importantes para aqueles a quem elas importam. Então se você percebe que uma pessoa tem se destacado negativamente por um determinado comportamento deve ser sincero e lhe dizer isso. Ser claro em tudo o que diz para os demais pode ajudar a melhorar as relações na empresa.
Feedback
Ter o feedback dos seus colegas a respeito do seu trabalho e da maneira como vem se relacionando com os demais é a melhor maneira de saber como acertar. Observe que temos apenas uma boca e dois ouvidos, isso com certeza tem relação com a necessidade maior de ouvir do que de falar.
Quando ficamos em silêncio e ouvimos com atenção as dicas e críticas que as outras pessoas tem a nos fazer temos muito mais chances de crescer. Entenda que usar o marketing pessoal não se trata de ser uma pessoa calculista que está tentando apenas impressionar os demais, trata-se de usar as ferramentas de aperfeiçoamento que temos disponíveis para melhorar.
Seja Bom Para Você Mesmo
Saiba que não é apenas papo a história de que se temos pensamento positivo atraímos coisas boas enquanto que se temos pensamentos negativos atraímos coisas ruins. Já percebeu que as pessoas mais negativas são aquelas que sempre tem algum problema que é difícil de solucionar?
Isso se deve muito ao fato de que essas pessoas estão sempre armadas e preparadas para fazer de tudo uma guerra. Ao invés de pensar que as dificuldades aparece somente para te prejudicar pense que elas existem para te fazer crescer e se destacar. Tenha certeza que se você tem uma imagem positiva de si mesmo todos os que estão a sua volta também o terão.
—
É importante saber como usar o Marketing para que você seja beneficiado, por isso vamos acompanhar o vídeo a seguir que nos mostrará os caminhos que devem ser traçados para que o Marketing ajude na sua evolução profissional, no desenvolvimento de seu negócio, acompanhe: