Dificilmente você irá ouvir uma pessoa admitindo que sentiu inveja na vida. É bem simples entender o motivo da negativa, mesmo quando lá no fundo se sabe que não sentiu inveja uma, nem duas, mas várias vezes. A questão é que a inveja é um sentimento ruim, que não é bom para nenhum dos lados, nem para quem sente e quem sente sabe disso, e nem para a o invejado. Por isso, é um sentimento que fica guardado e se possível, quem o carrega evita ao máximo demonstrá-lo, mas nem sempre consegue.
Inveja Até No Ambiente De Trabalho
Uma pessoa pode ser invejada em qualquer lugar, porque em qualquer lugar tem quem possa fazer o papel do invejoso. Um desses locais e bem comum que aconteça é no ambiente de trabalho, a inveja na empresa, que pode causar muitas dores de cabeça para quem é invejado.
Quando uma pessoa percebe que tem um colega de trabalho que o inveja, a primeira alternativa, a mais simples é tentar afastar-se ao máximo, quanto menos contato, menor o problema. Mas, infelizmente não é a solução que pode dar um ponto final no problema.
A inveja na empresa, assim como em vários outros setores da vida, pode variar de uma pessoa para outra, isto é, no modo como ela inveja o outro. O problema é maior quando esse sentimento se torna capaz de destruir quem está sendo invejado. É quando para quem sente a inveja não se limita a querer o que o outro tem, mas ficar triste com a vitória do colega, angustiado, desejar que ele não consiga nada e o pior, quando ele tenta interferir para destruir a felicidade alheia.
A Inveja Branca – O Que é?
É comum uma pessoa falar com a outra que está sentindo “inveja branca” da sua viagem, do presente que você ganhou ou da promoção no emprego. Na verdade “inveja branca” é uma admiração e não tem a ver com a inveja. Admirar é nutrir um bom sentimento, que pode ser de espanto ou surpresa e ficar feliz pela pessoa que fez tal conquista, não tem nada de ruim. Ao contrário da inveja, que sim, é um sentimento 100% ruim.
Inveja No Trabalho É Muito Comum
Infelizmente, a inveja no ambiente de trabalho é muito mais comum do que podemos imaginar. As empresas estão sempre cheias de pessoas invejosas, não importa o ramo. Entre tais pessoas, podemos dizer que existem dois grupos de invejosos: aqueles que invejam, mas reprimem o sentimento negativo e não dá nem para perceber o que estão sentindo e o que escancara a inveja e parte para cima tentando derrubar o colega.
Num primeiro momento, você pode ter a sensação de que “prefere” ser invejado por alguém da primeira opção, o que esconde. Porém, ele esconde, pode até se fazer de melhor amigo, mas é tão ou mais perigoso do que aquele que não esconde. É como uma cobra que está esperando para dar o bote. Apesar de não demonstrar, ele sente inveja e quer acabar com a sua felicidade, só está esperando um momento mais oportuno.
No segundo caso, a inveja é escancarada e esse “colega” não vai perder a oportunidade de difamá-lo, porém, você sabe com quem está lidando.
Outro caso comum desse invejoso é quando escuta alguma coisa positiva sobre você, sutilmente, menosprezar o comentário e as qualidades que foram destacadas. Ele é perigoso e vai tornar a sua vida na empresa mais difícil, pois tentará de qualquer forma influenciar as pessoas para detoná-lo.
Como Fugir Da Inveja Na Empresa
Como deu para perceber não existe um “lado menos ruim” da inveja. É um sentimento ruim que no ambiente de trabalho pode custar ao invejado a posição que ocupa.
Para combater a inveja é necessário conhecê-la bem, para tentar administrá-la e combatê-la. Ignorar o invejoso é a pior opção. Ele não vai ficar preocupado com o desprezo e vai continuar tentando derrubar o seu “inimigo”.
O tamanho da empresa ajuda a inveja ficar mais evidente ou não, nas pequenas é mais difícil administrar pois o invejoso estará sempre por perto de olho em tudo o que você faz.
Vale ressaltar que algumas pessoas se expõem mais para os invejosos que as outras. As do tipo que contam toda a vida, dão detalhes do que possuem, da família, da casa, e isso pode ser o primeiro passo para despertar inveja em alguém no trabalho.
Quem é “amigo do chefe” também entra para a lista dos mais visados pelo invejoso, que pode não suportar essa relação estreita, que ele não consegue ter.
A Inveja Na Empresa: Como Lidar Com Os Conflitos
Enquanto cada um está na sua, o invejoso quieto e o invejado fingindo que não percebe fica mais fácil. Porém, tem uma hora que ele possa tentar gerar um conflito e o que a pessoa que sofre com a inveja precisa fazer é manter a atitude profissional. Não aceita a provocação, pois é exatamente isso que ele está querendo.
A discussão não levará a lugar nenhum ou levará ao lugar que o invejoso está querendo. De uma confronto, ele tentará fazer com que o invejado seja a pessoa culpada, que a atitude sirva para dizer “viu, falei que era uma pessoa que perdia a cabeça facilmente”. Os invejosos são ardilosos e sabem muito bem fazer com que uma situação se vire contra eles querem.
Dicas Para Evitar A Inveja Na Empresa
O bom mesmo é se manter longe da mira do invejoso. Veja algumas dicas!
-
Nada de falar sobre a sua vida pessoal no trabalho. Lembre-se que são colegas de trabalho o que é bem diferente de amigo. Quanto mais você se expor, mais vulnerável ficará.
-
Busque ter bom relacionamento com todo mundo usando de gentileza, sem cobranças que não lhe cabem, faça elogios quando forem oportunos.
-
Não participe de fofocas ou brincadeiras com colegas de trabalho os colocando em situações constrangedoras.
-
Caso perceba que um colega está tentando prejudicar você, converse com o seu chefe com as portas fechadas, para que ele fique atento aos fatos, mas sem tentar prejudicar o invejoso, apenas como forma de defesa.
-
Faça o seu trabalho e evite se vangloriar diante dos colegas. Deixe para comemorar muito a sua promoção com os seus amigos e encare com naturalidade na empresa.
-
Caso seu chefe faça um elogio entre vocês dois, não sai contando para os demais colegas. Guarde para você e para os seus amigos.
Em todo lugar sempre tem uma pessoa que vê o seu sucesso com maus olhos, e dessa forma o consultor Max Gehringer explica a inveja dentro da empresa. O vídeo a seguir irá mostrar os problemas gerados pela inveja dentro do ambiente de trabalho e também as possíveis soluções para esses eventuais problemas, confira: