Taxação de Capital Estrangeiro

Medidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu autorização a sua equipe econômica para que elaborasse medida cujo objetivo será a taxação do capital estrangeiro de curto prazo que der entrada no Brasil. Com essa medida o governo espera desestimular as especulações provocadas com esse tipo de capital. Para o brasileiro que tem uma Carga Tributária que é considerada uma das mais altas do mundo é mais do que natural que o capital estrangeiro também seja taxado especialmente este capital de curto prazo que é tido como especulativo, Com isso o imposto para o capital que permanece mais tempo no país pode ter redução. Um levantamento feito mostrou que este capital de curto prazo vinha crescendo, só de junho a agosto deste ano o capital especulativo chegou a US$ 322 milhões enquanto nos meses de março, abril e maio este valor de curto prazo foi de US$ 186 milhões. Esse aumento não é benéfico às exportações, pois valorizam muito o real.

Estrangeiro

Estrangeiro

O que pretende

As constantes quedas do dólar vêm a muito pedindo medidas causando um equilíbrio economico, pois prejudica as exportações. Diariamente há um Sobe e Desce, mas não se estabiliza num patamar conveniente aos exportadores. Agora com a queda dos últimos dias o governo não pode mais adiar essa tomada de atitude e depois das constantes investidas do Ministro da Fazenda Guido Mantega, o presidente Lula se convenceu de que o melhor seria adotar medidas restritivas neste sentido.

Investimento

Investimento

Ao criar o novo imposto o governo quer que pague imposto aquele capital que menos tempo permanecer aqui, tanto que após um prazo que será determinado, o capital fica isento do imposto. Essa taxação vai atingir o mercado de ações tanto quanto o de renda fixa causando um custo benefício ao governo. Não Esqueça que uma fórmula deverá ser feita para que o capital estrangeiro de longo prazo não seja penalizado com a medida.

Taxação de Capital Estrangeiro

Taxação de Capital Estrangeiro

Especulação

É grande a especulação que se faz no Brasil com a entrada de capital estrangeiro que só tem o objetivo de aproveitar as altas taxas de juros que temos aqui. O presidente Lula vinha há muito tempo resistindo a essa idéia, porém para quem não admitia o Corte da CPMF que taxava até mesmo o novo salário minimo dos brasileiros, acho que nada mais justo do que cobrar imposto sobre o capital que só entra no país para especular. Agora não tendo como resolver de outra forma a questão da valorização do real, o governo se viu obrigado a taxar o capital estrangeiro de curto prazo como forma de frear essa valorização. Depois do sinal verde do presidente a medida deverá ser editada logo. O imposto cobrado deverá variar inversamente proporcional ao tempo de permanência, ou seja, quanto menos tempo o dinheiro ficar aqui, maior será o imposto cobrado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *