Envolvimento com os Outros Setores
Os especialistas na área de recursos humanos informam que a gestão de pessoal dentro dos ambientes corporativos é um processo complexo que envolve todos os setores da empresa, uma vez que são essas pessoas que proporcionam o desenvolvimento nas atividades que são desempenhadas dentro da organização empresarial.
Em virtude disso, é de extrema importância que haja uma integração entre o setor de gestão de pessoas com as outras áreas de atuação dentro da corporação, para a definição dos cargos que serão ocupados, as formas de seleção, bem como recrutamento e treinamento empresarial dos trabalhadores que desempenham determinados atribuições dentro da instituição corporativa.
Visão Organizacional
Para que o processo de gestão de pessoal seja realizado com êxito, é necessário que ele esteja plenamente de acordo com os valores e com a visão estratégica da empresa em que será implantado. Para tal, é necessário que haja um planejamento estratégico que seja condizente com o que a organização empresarial espera de seus funcionários.
Para isso, é necessário que seja construída uma estrutura da organização que seja compatível com a real necessidade da instituição empresarial, para que não haja conflitos de interesse entre o fator pessoal e a demanda da empresa.
Aspectos Importantes no Planejamento Estratégico
De acordo com os especialistas em gestão de pessoas, dois fatores devem ser levados em consideração na hora da elaboração de um planejamento estratégico dentro da organização empresarial: um aspecto é a administração da organização como um todo e o outro é o aspecto comportamental das pessoas que compõe o quadro de funcionários.
O processo administrativo de uma organização envolve basicamente as tarefas inerentes a cada função desempenhada pelos funcionários lotados nos setores e cargos que ocupam.
Porém, o aspecto comportamental é de extrema importância, pois define o tipo de personalidade e a forma de atuação dos profissionais dentro do ambiente corporativo.
No aspecto comportamental, os especialistas analisam os valores pessoais e profissionais do indivíduo, sua forma de dedicação à função que desempenha dentro da empresa, e as competências e habilidades pessoais que o funcionário já possui ou que deve desenvolver.
No aspecto administrativo, são tratadas as questões mais burocráticas das empresas, como, por exemplo, a seleção. Contratação, recrutamento e manutenção dos profissionais dentro da empresa são fatores responsáveis pelo lado operacional de toda organização empresarial.
Três Processos da Gestão de Pessoas
Para os especialistas, os três processos básicos que estão envolvidos na Gestão de Pessoas são necessariamente os cargos que deverão ser ocupados, o recrutamento e processo seletivo das pessoas.
Esses processos estão interligados entre si e constituem a base onde as organizações empresariais se apóiam para elaborar suas estratégias de gerenciamento de pessoal com presteza e eficiência. Já no processo de recrutamento, os especialistas definem o cargo a ser ocupado e as competências que o profissional deve ter para exercer a função.
Na seleção de pessoal, os especialistas em recrutamento, através de técnicas específicas, conseguem identificar os candidatos adequados para desenvolver determinada função.
Salete Dias