Pesquisas Podem Aumentar Produção com Economia

A produção do etanol pode aumentar em até 50% por hectare de cana, dependendo de mudanças genéticas que estão sendo testadas no Brasil. São em numero de 25 os projetos que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) vem estudando e o objetivo deste estudo é aumentar não somente o plantio da cana-de-açúcar no país como também tornar a produção de etanol mais eficiente. Hoje a produção final é de 7 mil litros de álcool por cada hectare de cana que é plantada e esses estudos mostram a possibilidade de que essa produção possa ser aumentada em 50% passando com isso, a produzir 10.500 litros por hectare. Glaucia Souza que é coordenadora do(BIOEN) Programa de Pesquisa em Bioenergia da FAPESP disse que com o objetivo de aumentar a produção de açúcar próprio para a alimentação, a cana foi sofrendo modificações ao longo dos anos e agora é preciso que os cientistas consigam faze o caminho inverso e com isso modificar a cana geneticamente para com isso aumentar a produção de etanol, mas de maneira que esse processo seja viável economicamente.

Produção

Programa bem Sucedido

Devemos considerar que temos há muitos anos no em nosso país um programa muito bem sucedido no que se refere a produção de etanol, porém recentemente começou a ser estudada uma outra possibilidade que seria usar não somente o caldo da cana que se sabe ser rico em sacarose, para produzir o etanol, mas usar também o bagaço desta e a palha que quando a cana é colhida são abandonados na lavoura para que se decomponham no solo. As pesquisas podem aumentar produção com economia, porém quando todas estas pesquisas começarão a dar resultados, ainda não é possível prever. O que temos hoje de concreto é que, como cada cultivo de cana demora de 10 a 12 anos para se transformar em etanol, hoje é necessário que se faça previsões de consumo para daqui a dez anos, uma previsão no longo prazo e bastante complicada. Mesmo com tudo isso as apostas é que conseguida a eficiência na produção poderá tornar o produto mais barato. Vale lembrar que hoje 70% dos custos do etanol ficam por conta da agricultura.

Etanol

Estudos mais Recentes no Brasil

Os estudos para o desenvolvimento do etanol celulósico está mais avançado em outros países do que no Brasil uma vez que aqui o bagaço já é utilizado nas usinas para cogeração de energia. O modelo brasileiro de cana-de-açúcar já é admirado por muitos países que o consideram um exemplo de liderança nesse setor. Sendo assim as expectativas são e que se o Brasil conseguir de uma maneira sustentável promover a expansão das tecnologias para a produção do etanol por certo vai aumentar em muito o seu prestigio a nível internacional.

Consumo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *