Contribuição do Terceiro Setor para o Desenvolvimento Econômico

O Terceiro Setor ou como também é conhecido,organização não governamental,caracteiza-se pela elaboração de projetos úteis a sociedade, mas sem fins lucrativos, sempre foi alvo de discussões sobre sua contribuição na economia do países, em épocas em que eles atravessavam crises financeiras e políticas,por isso ele deve ser analisado de uma maneira que envolva Estado e sociedade civil, pois ambos interagem continuamente, e o terceiro setor, em alguns casos, serve como mediador entre eles, ocupando muitas vezes com trabalhos voltados a populações carentes, o papel que o Governo deveria desempenhar.

Contribuição do Terceiro Setor para o Desenvolvimento Econômico

Contribuição do Terceiro Setor para o Desenvolvimento Econômico

Mas é necessário ressaltar que as organizações não governamentais (também conhecidas pela sigla ONG) contribuem para o desenvolvimento social e econômico de um país, mas em alguns momentos pode sofrer problemas na sua estrutura, que poderia dificultar seu desempenho, como por exemplo, uma deficiência de sua gestão, por dirigentes incompetentes ou mal intencionados, levando consequentemente uma grande dependência do Governo.

No entanto, com a diversificação dos financiamentos, através da sociedade ou de parcerias empresariais, além do apoio mutuo,de pessoas interessadas e comprometidas que atuam em ONG, os setores não lucrativos, são capazes de se tornarem mais sólidos e assim, contribuir de uma forma estável para a sociedade.

Importância da ONG e do Voluntariado

Crescimento

Crescimento

Quando se pensa em política social, não se pode deixar de pensar na importância da ONG e de seu voluntariado como força de trabalho, fato reconhecido pela sociedade e pelo próprio Estado. Os voluntários, com sua proximidade da população carente de recursos próprios, proporcionam um conhecimento da real situação do cidadão e, com isso, a possibilidade de ajuda torna-se mais rápida e eficiente.

Qualquer país hoje, reconhece que quanto mais qualificações e competências dispor, mais desenvolvimento econômico terá, e para isso ,é fundamental o investimento no capital humano. Por isso, o setor não lucrativo é essencial nesse processo, pela seu conhecimento da população, através de seu voluntariado. Sendo assim, o Estado que é responsável pelo seu funcionamento público, deve estar atento também á gestão de ONG, para manter a qualidade dos serviços prestados as pessoas.

No entanto em alguns países, não existe políticas de gestão e qualidade para esse setor, gerando alguns prejuízos a economia nacional, já que o terceiro setor é responsável por grande parte de arrecadação de nossos impostos e, ainda contribui com a ajuda aos indivíduos carentes de recursos financeiros, portanto há uma grande necessidade do Governo em criar um programa de incentivos para melhor gerenciamento e qualificação para o Terceiro Setor, pois ele emprega as vezes, mais do que algumas empresas, alguns em regime de voluntariado e outros em posições remuneradas.

Sistema

Sistema

Essa discussão sobre a importância das Organizações sem fins lucrativos, serão sempre pertinentes, em se tratando de sua contribuição para as finanças de um país.

O que importa também, nesse contexto é verificar os princípios e valores criados para uma sociedade mais justa e participativa na economia do Estado.

Ou seja um Terceiro Setor voltado mais para o empresariado, do que para o assistencialismo puro,sem nenhuma finalidade, além de atender aos necessitados. Depois desse provimento, o necessário é qualificá-los, dentro da organização não governamental, para que num futuro bem próximo, possam contribuir de forma eficiente para a economia da sociedade que fazem parte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *