Metacompetências

Hoje em dia ter metacompetência simboliza aspecto fundamental aos profissionais e empreendedores que querem chegar ao ápice da carreira profissional. Em toda a vida as pessoas apreendem que ser competente simboliza elemento chave para conquistar sucesso na vida. Porém, o mundo está cheio de seres humanos que também estão preparados, existindo assim ampla concorrência no segmento produtivo. Neste sentido, quem faz o que está realmente sendo desejado pelo chefe ou cliente possui vantagem! Conheça a importância da metacompetência, conceito relacionado com mercado de trabalho ou mundo empreendedor, e alguns exemplos famosos de metacompetentes.

Meta!

Hoje em dia se pode dizer que dentro do âmbito de discussão existem dois tipos de competências: Essencial e transversal. No primeiro caso são formados atributos que modelam profissionais qualificados dentro da área de atuação, enquanto que na segunda opção são ambicionadas perícias dentro do campo no qual o trabalho exerce atividade profissional, fator que melhora na eficiência do desempenho.

Metacompetência no Esporte!  

Em título de ilustração vamos pegar o exemplo do garoto Neymar, atacante do Santo medido como um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Ninguém tem dúvidas de que esta representa a grande esperança para a Copa do Mundo, por se tratar do melhor atleta em atuação no Brasil. No entanto, quando o atleta precisou ser metacompetente, ocorreu a grande falha da sua carreira, ao nem encostar-se à bola durante a Final do Mundial Interclubes disputada contra o Barcelona, partida mais importante que jogou até o momento! 

Necessário Estar em Constante Aprimoramento!

Acontece que mesmo as pessoas que possuem legítima aptidão para a profissão exercida precisa estar preparado em diversos aspectos para ser considerado metacompetente. Faltou competência transversal ao Neymar, em parte devido a sua pouca experiência e falta de controle emocional ao estar disputando batalha esportiva com os jogadores estereotipados como melhores do mundo. Futebol é preparado e onze contra onze, já diriam os mais experientes do esporte.

Será que Neymar vai conseguir metacompetência para ser considerado performático na história da sua profissão? Alguns conseguiram como o ex-goleiro do Palmeiras, Marcos, que mesmo entregando o jogo aos ingleses na final do Mundial Interclubes soube buscar a metacompetência para se consagrar pentacampeão do mundo com a seleção brasileira. 

Exemplos Que Conseguiram Ter Metacompetência Depois de Fracassos!

Alguns pensadores apontam que a metacompetência somente pode ser aprimorada com o emprego de bastante prática. Pelé, melhor jogador de futebol da história, era também conhecido como atleta que treinava incessantemente, mesmo caso de Michael Jordan, rei do basquete americano. Ronaldo “Fenômeno” representa outro exemplo que mesmo depois de ter perdido a Copa de 98 e estourado o joelho subsequentemente, soube buscar competência transversal para ser o artilheiro da Copa de 2002, marcando inclusive dois gols na vitória por 2X0 contra a Alemanha em partida final.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *