Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, a carreira profissional de uma pessoa dentro de uma instituição empresarial começa já no processo de seleção, realizado para a entrada de candidatos no quadro de efetivos da empresa. Nesse momento, o recrutador deve traçar um perfil de personalidade e analisar as competências pessoais e profissionais da pessoa que irá exercer a nova função.
Por isso que o comportamento e as atitudes tomadas pelo candidato no momento do processo seletivo são de extrema importância, não só para sua inclusão no time de funcionários, como também para o começo de uma conduta profissional que poderá ser confirmada ou não ao longo de sua atuação dentro daquela corporação.
Principais Atitudes Positivas na Seleção
Segundo os profissionais especializados em gestão de recursos humanos, algumas atitudes e comportamentos são avaliados no processo de seleção de novos funcionários, sendo muito importante observar certos padrões comportamentais. Entre eles, estão:
Demonstrar Calma e Segurança Durante a Seleção
Um dos requisitos básicos para quem quer exercer uma tarefa dentro de qualquer organização profissional é demonstrar segurança no conhecimento que possui para exercer aquela determinada função. Exatamente por isso que no momento da seleção, o candidato que demonstrar calma e segurança ao responder as respostas do selecionador com certeza terá mais chances de contratação do que aqueles que não demonstrarem essas características pessoais. O profissional que consegue manter a calma e a tranquilidade mesmo nas situações mais adversas, quando trabalha sob pressão, está em vantagem em relação aos outros candidatos no momento do processo seletivo, se conseguir demonstrar essa habilidade para o selecionador.
Demonstrar Motivação em Exercer o Cargo
Talvez uma das competências profissionais mais apreciadas e que sempre são analisadas pelos selecionadores é o aspecto motivacional, que caracteriza cada candidato ao cargo que está sendo oferecido pela empresa e que deve ser preenchido com a pessoa que melhor se adapta a ele. Em virtude desse fato, as pessoas que estão sendo selecionadas devem passar a imagem de uma pessoa extremamente motivada para exercer a função e, acima de tudo, demonstrar que tem as competências profissionais e os conhecimentos técnicos para exercê-la, pois a motivação deve estar diretamente relacionada à capacidade intelectual e à técnica, para desenvolver o trabalho dentro do ambiente corporativo.
Saber Ouvir o Outro
Um dos exercícios mais difíceis para os seres humanos em geral é desenvolver a capacidade de ouvir as outras pessoas sem interrompê-las. Esse exercício deve ser um esforço diário, pois é de vital importância dentro do ambiente corporativo. A comunicabilidade nas organizações empresariais é um aspecto muito apreciado pelos gestores e líderes. Um profissional que se comunica bem e sabe colocar de maneira concisa, prática e clara suas idéias sobre o trabalho que executa, está com certeza em vantagem sobre os outros que não possuem essa habilidade de trabalho em suas funções.
Salete Dias