Golpes da Internet

O Bico do Corvo é utilidade pública também: assinamos este artigo com o intuito de ajudar as pessoas mais leigas a não caírem nas garras de golpistas virtuais, que cada vez mais frequentemente estão aí tentando se aproveitar de um defeito típico do ser humano: a curiosidade.
Quantas vezes você já não recebeu um e-mail chamando você a abrir fotos de mulheres nuas ou de pornografia ou até mesmo de flagrantes nada convencionais na internet. Ou então, uma comunicação de que seu pedido está chegando, que você precisa confirmar seus dados com o sistema do banco ou que a Receita Federal precisa de uma confirmação de seus dados ou que seu nome foi comunicado ao cadastro de devedores.

Receita

Farejando e-mails com golpes

Não existe uma forma totalmente eficaz de identificar fraudes por e-mail, mas há uma boa cartilha a Ter em mente, que mesmo não te garantindo escapar de tudo, vai te livrar de 90% dos problemas com esse tipo de crime. Lá vão:
Os emails de instituições financeiras, da Receita Federal, do Serasa e qualquer outro que te solicitem o número de CPF. Essas instituições não fazem isso por meio eletrônico, exatamente pela fragilidade de segurança de dados. Eles sempre te enviarão por correio quaisquer informações que precisem ou geralmente, pedem que você ligue para isso.
Cartões com mensagens românticas de pessoas que você não conhece, ou pouco conhece, assim como mensagem de fotos que determinada pessoa tirou em momentos íntimos com você. A tática deste e-mail é que você clique no link proposto para abrir a imagem e a partir daí, o endereço clicado instala um verme, trojan ou vírus para determinado fim.
Loterias, mensagens de prêmios, de pedidos de compra e outras informações que você sabe que não é possível ou pelo menos que lhe é estranho. Nesses casos, procure o site oficial da loja, entre em contato por e-mail ou verifique junto ao seu cartão de crédito se está confirmada a compra citada.

Documento

Como saber pelo endereço se é fraude?

Fique atento para e-mails que tenham um nome de uma grande instituição e logo depois do arroba, o sobrenome do e-mail Ter um nome de provedor, não do domínio próprio, exemplo: caixa@terra.com.br quando o certo geralmente é contato@caixa.gov.br.
Dica: se tiver dúvida, entre no Google, consulte qual o endereço eletrônico da entidade desejada e verifique como é o e-mail: se, depois da arroba não estiver escrito o que há depois do www do endereço do site, descarte que é golpe.

Cuidado

Compra Online

Para fazer compras pela internet, certifique-se que o ambiente da loja em que o vendedor está é seguro. Você pode fazer essa verificação de duas maneiras: uma é olhar para o canto inferior direito da tela e ver se há um cadeado e a outra é olhando para a barra de endereços e verificar se o endereço começa com https://, isso certifica o local como ambiente seguro.
Se quiser se garantir ainda mais, verifique se no registro.br o endereço da loja virtual em questão está registrado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *