Ganhar mais e organizar as contas, de maneira geral, é o grande sonho de consumo da maioria das pessoas. Mas nem sempre este é o caminho para a solução de nossos problemas financeiros, afinal existem inúmeros exemplos de pessoas que conquistaram posições melhores em empresas, empregos com uma remuneração muito boa, e nem por isso foram capazes de manter suas contas em dia.
Muitos continuaram no vermelho e em alguns casos ficaram ainda mais endividados, pois a emolgação com a nova perspectiva financeira gerou despesas maiores e não previstas. Ou seja, de nada adianta um salário muito bom se não sabemos controlar nossas despesas. Como dizem, quanto mais se ganha mais se gasta.
A saída
Todos já ouvimos falar da receita ou solução para nossos problemas financeiros, e de maneira geral, seja qual for a orientação e o método a ser utilizado, ele sempre passa pelo controle financeiro, afinal quem gasta mais do que ganha pode ter o maior salário do mundo, mas ele nunca será suficiente. É preciso estabelecer um teto para as despesas e a melhor forma de realizar esta tarefa árdua é visualizando todos os gastos mensais da família, bem como toda a renda obtida ao final de um mês de trabalho.
Os sistemas
Hoje em dia existem inúmeros sistemas de controle de gastos, e muitos deles podem ser encontrados facilmente na internet, são programas e sistemas de controle financeiro destinados ao orçamento familiar e também à empresas de pequeno porte. Na maioria das vezes os aplicativos consistem basicamente em tabelas preparadas para especificar as despesas mensais.
Nestas tabelas existem diversas categorias para as despesas e estas categorias podem ter subcategorias como, por exemplo, na categoria do lazer as subcategorias poderiam ser despesas com jornal e cinema. Desta forma o detalhamento dos gastos se tornam mais precisos e de fácil visualização.
A importância da visualização
A visualização das despesas mensais é de suma importância para o funcionamento do controle financeiro, desde as mais consistentes como, por exemplo, água, luz e gás, até as mais simples e aparentemente banais como um sorvete ou os gastos diários com a padaria, as despesas mensais, quando colocadas em um papel, costumam surpreender todas as pessoas da família. Os pequenos gastos diários, que nos passam despercebidos, são os responsáveis por grande parte do desequilíbrio do orçamento doméstico.
Os benefícios do sistema
Ao preencher uma tabela de orçamento doméstico, por exemplo, podemos descobrir que há uma grande desordem financeira, ou que nosso orçamento está equilibrado e saudável. As duas situações podem ser positivas, pois em caso de desordem esta dado o primeiro passo rumo ao equilibrio, que é a visualização, pois esta permite organizar um planejamento a ser seguido. Em caso de situação financeira saudável e equilibrada, parabéns, desfrute deste equilíbrio indo as compras ou aplicando seu dinheiro em investimentos.